Em sua entrevista, Edileusa nos fala de sua infância em São Bento-MA, onde foi influenciada desde cedo pelas religiões de matriz africana, presentes na cultura de sua família. Fala sobre seu padrasto, "Cuscuz", e de como sua vida mudou para melhor com ele. Depois, fala da mudança da família para São Luis e para a Vila Madureira. Comenta sobre a morte trágica de sua irmã e de seu padrasto. Edileusa narra a vida cotidiana na Vila Madureira e as primeiras negociações com a MPX para a mudança da comunidade, fato que criará a Vila Nova Canaã. Edileusa ainda fala sobre a origem do Tambor de Crioula em sua família e conta histórias sobre as festas que sua família produzia na Madureira. Ainda, comenta sobre seus diversos empregos até se estabilizar como agricultora orgânica no HortCanaã, profissão da qual muito se orgulha hoje.

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra

• Texto na íntegra

• Ficha técnica