Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Diego Christiano Pila
Por: Museu da Pessoa, 27 de março de 2014

Uma espécie de Chico Bento

Esta história contém:

Uma espécie de Chico Bento

Vídeo

Meu nome é Diego Christiano Pila. Nasci em São Carlos, dia 28 de outubro de 1978. Meu pai é de Mogi Mirim e minha mãe é de São Carlos. Meus avós paternos são de Mogi Mirim e meus avós maternos são de uma cidade chamada Novo Horizonte, que também é interior do Estado de São Paulo. Meu avô paterno é Lupércio Pila, ele sempre foi ligado à atividade rural. Nasceu na fazenda, foi criado na fazenda, sempre foi ligado a isso. Meu bisavô era dono de fazenda. Teve vários filhos e os filhos continuaram com essa história, com propriedades menores. Meu pai foi criado também em sítio, mas teve uma condição de estudar, se formou em Contabilidade. Com mais ou menos uns 35 anos de idade, o meu avó adoeceu e não tinha quem cuidasse do sítio, o meu pai também não estava muito feliz com a profissão e retornou pro sítio. Dos cinco aos 15 anos eu morei em fazenda, estudei em escola rural. A família toda tem um pé na roça bem forte. A família da minha mãe não tem muito essa questão, são mais urbanos. Meu avô já foi criado em São Carlos, na cidade mesmo. O meu bisavô por parte de pai, que é o Luiz Antonio Pila, ele já veio pra essa região do interior de São Paulo, em Mogi Mirim. Depois o meu avô acabou indo pra São Carlos, mas a concentração maior da família Pila é ali na região de Mogi Mirim. Meus pais se conheceram no trabalho. O meu pai trabalhou praticamente a vida toda, antes de retornar pro sítio, numa empresa grande de metalurgia lá em São Carlos, na área de contabilidade. Meu pai teve essa questão de morar na cidade, fazer faculdade de Contabilidade e ele foi trabalhar nessa empresa em São Carlos. Meu pai trabalhava na Contabilidade, minha mãe na área de RH, acabaram se conhecendo na empresa e se casaram.

Minha casa de infância era uma casa simples, mas era bem bacana. Era muito criança, mas eu tenho flashes de acordar de manhã, ver meu pai saindo pra trabalhar e no final do dia ele costumava sempre chegar em casa...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Diego, você pode falar o seu nome completo, local e data de nascimento?

R – Diego Christiano Pila. São Carlos, 28 de outubro de 1978.

P/1 – Diego, seus pais são de São Carlos?

R – Sim.

P/1 – Seu pai e sua mãe?

R – Isso. Na verdade, meu pai é de Mogi Mirim, interior de São Paulo e minha mãe é de São Carlos.

P/1 – E seus avós paternos, são de onde?

R – Meus avós paternos são de Mogi Mirim.

P/1 – E seus avós maternos?

R – Maternos são de uma cidade chamada Novo Horizonte, que também é interior do Estado de São Paulo.

P/1 – Vamos falar um pouquinho agora do lado da família do seu pai. O que seus avós paternos fazem ou faziam? Qual o nome deles?

R – Meu avô é Lupércio Pila, ele sempre foi ligado à atividade rural. Nasceu na fazenda, foi criado na fazenda, sempre foi ligado a isso.

P/1 – Ligado como? Ele era o proprietário?

R – Sempre foi pequeno proprietário. Meu avô, meu bisavô era dono de fazenda. Teve vários filhos, aí os filhos continuaram com essa história, já com propriedades menores. E meu avô sempre foi dessa questão do pequeno produtor mesmo, tirava um pouco de leite, plantava um pouco de milho, coisas nesse sentido. E a minha avó sempre foi dona de casa, sempre ajudou meu avô muito no trabalho de roça mesmo, mas muito ligada a ele, nunca teve uma profissão.

P/1 – E seu pai? Ele ajudava quando era pequeno? Como era?

R – Meu pai foi criado também em sítio, mas teve uma condição de estudar, se formou em Contabilidade e teve a parte mais de migração pra cidade, né, já na geração do meu pai. Apesar que depois, com mais ou menos com uns 35 anos de idade, o meu avó adoeceu e não tinha quem cuidasse do sítio, o meu pai também não tava muito feliz com a profissão e meu pai retornou pro sítio pra cuidar disso também. Então...

P/1 – Quando ele retornou ele já era casado?

R – Já era casado. Na verdade eu tinha cinco anos de idade.

P/1 – Então você...

Continuar leitura

Título: Uma espécie de Chico Bento

Data: 27 de março de 2014

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Diego Christiano Pila

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios