Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Hayssam Mohamad Akad
Por: Museu da Pessoa,

Um pedacinho do Líbano em Rio Preto

Esta história contém:

Um pedacinho do Líbano em Rio Preto

Vídeo

O meu nome é Hayssam Mohamad Akad. Eu sou da Síria, de Damasco. Nasci dia 29 de julho de 1943. Meu pai se chamava Mohamad Akad, e a minha mãe era Hizaji Akad. A minha mãe cuidava do lar, éramos nove filhos. E o meu pai era do comércio de secos e molhados.

Damasco, segundo os livros religiosos, é a cidade mais antiga do mundo. Eu nasci lá e cresci lá - saí com quase 19 anos de idade. A nossa casa era na antiga Damasco, com aquelas ruas estreitas que não passava carro. De manhã cedo, antes de ir para a escola, eu lembro muito bem que passavam aquelas ovelhas, com sino no pescoço, fazendo barulho para a gente levantar e tirar o leite - o dono tirava o leite na hora, e a mamãe preparava. Aí a gente ia para a escola de manhã. Eu saí de lá porque a guerra estava acabando com tudo, por isso mandaram a gente sair de Damasco. Na época, o único país do mundo que estava aceitando imigrante de lá era o Brasil. Então eu parti para o Brasil.

Fui para São Paulo primeiro, não falava português. Tive que ir para um hotel, e depois dar um giro nos patrícios que têm lojas lá. Em São Paulo, naturalmente, a Rua 25 de Março tem aquelas ruas bastante árabes, com sírios, palestinos, ‘egipciano’, tem libanês. Aí um professor de Damasco me acolheu: “Não, você vai ficar na minha casa, e nós vamos ver o que a gente vai fazer”. E quando é uma pessoa novata, eles te apresentam um para o outro. Eles me levaram para o Clube Homs, o Clube Sírio-Libanês, o Monte-Líbano, comecei a frequentar. Inclusive, eu sabia aquela dança folclórica que se chama “dabke” e comecei a ensinar o pessoal - adquiri uma amizade grande. Eu ia para a casa de um, casa de outro, para a gente não se sentir sozinho, porque você sabe, a saudade...

Então, eu entrei num restaurante que se chama Almanara, um tradicional restaurante árabe em São Paulo. Fiquei dois anos trabalhando lá, até que um dia apareceu uma...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memória do Comércio de São José do Rio Preto 2020-2021

Entrevista de Hayssam Mohamad Akad – Kiberama

São José do Rio Preto, 11 de maio de 2021

Entrevistado por Ana Eliza e Cláudia Leonor Oliveira

Entrevista MC_HV068

Transcrita por Selma Paiva

(00:51) P1 – ‘Seu’ Hayssam, para começar eu gostaria que o senhor falasse o seu nome completo, a data de nascimento e o local que o senhor nasceu.

R1 – O meu nome é Hayssam Mohamad Akad. Eu sou da Síria, de Damasco. Nasci dia 29 de julho de 1943.

(01:19) P1 – Perfeito. E qual que é o nome do seu pai e da sua mãe?

R1 – Meu pai, falecido, chamava Mohamed Akad e a minha mãe chamava (01.30) Hizaji Akad.

(01:35) P1 – Legal. E o senhor chegou a conhecer os seus avós, lá na Síria? Como eles chamavam?

R1 - Na Síria. Conheci a avó, a mãe da minha mãe. O meu avô lá, o pai do meu pai, não cheguei a conhecer, não.

(01:54) P1 – Certo. E, ‘seu’ Hayssam, o que eles faziam, o seu pai e sua mãe, na Síria? Eles eram de qual profissão?

R1 – A minha mãe cuidava do lar, éramos em nove filhos, no total. E o meu pai era comércio. De secos e molhados. Produtos de vendas de comércio em geral.

(02:27) P1 – Sim. Muito bom, ‘seu’ Hayssam. E quando o senhor nasceu, o senhor nasceu em Damasco, né?

R1 – Perfeitamente.

(02:35) P1 - O que o senhor lembra da cidade de Damasco, da sua infância? A gente sabe que Damasco é uma das cidades mais bonitas do mundo, né? Quando aparece na TV...

R1 – A mais antiga do mundo. O segundo... acompanhando por livros religiosos, históricos, a cidade de Damasco é a mais antiga do mundo. Eu nasci lá e cresci lá e saí com quase 19 anos de idade. E saí porque a guerra estava acabando com muita gente e a família quer segurar os filhos, por isso mandaram sair de Damasco. Era a fim de ir para a Alemanha. Só que, na época, estourou uma confusão lá dos atletas e proibiram a ida lá para a Alemanha. E o único país do mundo que...

Continuar leitura

Título: Um pedacinho do Líbano em Rio Preto

Local de produção: Brasil / São José Do Rio Preto

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Hayssam Mohamad Akad

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios