O dia do nascimento veio cheio de comemorações: era o aniversário da cidade, era a inauguração do hospital da cidade. Mas nascido de madrugada, o ponteiro já acusava o dia seguinte. Quiseram os oficiais juntar tudo num dia só. Assim, no papel, as comemorações são muitas: a primeira criança nascida no Hospital de São Gonçalo dos Campos, Bahia, no dia da sua inauguração, é Jairo Sobrinho. Seria o destino anunciando sua vida anos mais tarde? Tendo o médico como uma figura importante na famíla - qualquer problema, ia a mãe anunciando: “Chamem o médico!”, lá se foi Jairo, contrariando a vontade do pai de ver o filho sensível se dedicar às artes, se fazer médico. E a vida que já não era fácil, ofereceu mais desafios no caminho: a oncologia. Nela, prefere ser o portador da notícia. Assim, como aprendeu com os velhos que fizeram sua infância, se prepara para falar e oferecer opções. Por isso e muito mais, Jairo é um médico e tanto.

Meu pai era um faz tudo! Pra sustentar a família, era fiscal de Renda do Estado. Mas também cozinhava, tirava fotos. Ele ia pra Feira de Santana, comprava o papel, revelador, estabilizador e no fundo do quintal tinha um quartinho onde ele pôs a luz vermelha e fez toda uma estrutura para revelar a...Continuar leitura

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra

• Texto na íntegra