Neste depoimento, Márcio nos conta a respeito de sua família e sua infância humilde no interior da Belo Horizonte dos anos 50. Também nos conta sobre sua militância política já dentro da Igreja Católica e sua formação escolar. Nos fala sobre suas brincadeiras de criança e suas diversões nos bailes da adolescência. Márcio fala de sua trajetória profissional, começando com arquivista numa metalúrgica, em 1973, até entrar na Petrobras em 1975, como auxiliar de escritório em Betim. Fala de sua militância sindical no SINDIPETRO-MG e na CUT, as diversas greves que participou e momentos marcantes dentro da empresa, como greves negociações tensas e acidentes. Reserva espaço para falar do cotidiano agradável e do lazer junto de seus companheiros de sindicato. Termina este depoimento falando sobre seu desejo de transformação social para o Brasil e a importância do projeto Memória dos Trabalhadores da Petrobras.

Meu nome é Marcio Nicolau Machado. Nasci em 10 de setembro de 53, em Belo Horizonte. FAMÍLIA Meu pai é de Barbacena, e minha mãe, de Belo Horizonte. Não sou descendente de estrangeiros. A menos que eu tenha conhecimento, não. Meu pai hoje é aposentado, ele trabalhou na Central do Brasil, na R...Continuar leitura

Título: Um exército nas refinarias

Local de produção: Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Márcio Nicolau Machado