Esse texto conta sobre histórias de mulheres fortes que atuaram na conquista de seus territórios ao construir suas vidas. O primeiro é o bairro Bom Jesus, periferia urbana da capital gaúcha, popularmente conhecido como Bonja. O outro é a periferia de São Paulo. Ambos desacreditados pelo poder público tiveram suas lutas invisibilizadas, sobretudo quando eram as mulheres que lhes garantiram a existência com sua vivênca cotidiana. Nessa história trouxemos a fala e o corpo em poesia da Fatima Farias que com sua voz contribui para mostrar uma Bom Jesus mais humana, com cultura e arte. Aqui, Dona Fátima se coloca como sujeito na forma como narra, rememora e reflete as suas experiências passadas e atuais.