Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Fatima Regina Farias
Por: Bruno Xavier Silveira, 28 de outubro de 2019

Um encontro em favor da visibilidade: Carolina Maria de Jesus por Fátima Farias da Bom Jesus

Esta história contém:

Esse texto conta sobre histórias de mulheres fortes que atuaram na conquista de seus territórios ao construir suas vidas. O primeiro é o bairro Bom Jesus, periferia urbana da capital gaúcha, popularmente conhecido como Bonja. O outro é a periferia de São Paulo. Ambos desacreditados pelo poder público tiveram suas lutas invisibilizadas, sobretudo quando eram as mulheres que lhes garantiram a existência com sua vivênca cotidiana. Nessa história trouxemos a fala e o corpo em poesia da Fatima Farias que com sua voz contribui para mostrar uma Bom Jesus mais humana, com cultura e arte. Aqui, Dona Fátima se coloca como sujeito na forma como narra, rememora e reflete as suas experiências passadas e atuais.

O Desafio da Mulher preta de Comunidade é falar de si com representatividade. Sair do anonimato da vila e do silenciamento renascer na alma de outras iguais, irmãs fazem o corpo doer em luta, mas é necessário. Desde Carolina, Conceição, Jovelina, Dandaras e outras guerreiras luto e lutamos por justiça e igualdade com versos e falas em forma de oração, confirmando através da história com a palavra viva que também somos donas desse chão.

Eu sou Fátima Farias, escritora poeta e compositora. Nasci na fronteira, e Bagé, e tive uma experiência muito triste com a questão do racismo. Cheguei em Porto Alegre no final da década de 1970 junto com minha família. A vida no interior era bem pesada e morar na capital nos passava uma ideia de mais oportunidades. Ser uma mulher moradora de periferia, como é a Bonja significa viver lutando. Aqui não estamos ilesas dos problemas das desigualdades, e como poeta eu lembro a vida da Carolina Maria, escritora também negra que assim como eu escreve o cotidiano e com essa escrita reivindica visibilidade, voz, política e bem viver. Eu me considero uma Carolina

Quando cheguei eu estava alheia ao ativismo e à minha condição de mulher negra empoderada. Minha infância no interior foi dura, aqui atualmente...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios