Nesta entrevista, Roberto Nascimento, musicista, nos conta sobre sua família e sua infância. Seu pai, José Vieira do Nascimento, que era radiotelegrafista de bordo, era do Ceará, sua mãe, Guiomar de Souza Nascimento, dona de casa amazonense. Eles se casaram e decidiram vir para o Rio de Janeiro. Nasceu no Botafogo e sua família foi sempre muito pobre, contando com Roberto eram um total de quatro irmãos. Começou a estudar com 11 anos na Escola Preparatória de Cadetes do Ar e da EPCAR de Barbacena, mas largou os estudos para tocar violão. Trabalhou com Elizeth Cardoso, Helena de Lima, Dick Farney, Stepan Nercessian, Cecilia Reis, Cartola, Bethânia, Nara Leão, Paulo Autran e outros. Foi exilado para o México por causa de uma música sua, “Os burros do ano 2000”, adquirindo muito sucesso por lá, fazendo, inclusive, a música oficial da Copa de 70, a conquista do tri. Quando possível, voltou ao Rio de Janeiro, mas logo foi para França, Portugal, Bélgica, Espanha e alguns outros países da América do Sul. Nos fala também sobre o Retiro dos Artistas, como é sua vida lá, onde reside já há dez anos.

Meu nome é Roberto Nascimento. Nasci na véspera de Santo Antônio em 1940. Sou o terceiro filho numa família de quatro irmãos. Meu pai era do Ceará e se chamava José Vieira do Nascimento, ele era radiotelegrafista de bordo, e participou da Segunda Guerra Mundial. Minha mãe se chamava Guiomar ...Continuar leitura

Retiro dos Artistas Depoimento de Roberto Nascimento Entrevistado por Rosana Miziara São Paulo, 12/04/2016 Realização Museu da Pessoa RDA_HV04_Roberto Nascimento Transcrito por Mariana Wolff P/1 – Você pode falar seu nome completo? R – Sou Roberto Nascimento, de passarinho e de jumento....Continuar leitura

Título: Um dos três maiores violonistas do Brasil

Data: 12/04/2016