Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Rubim Luis Benarroque
Por: Museu da Pessoa, 27 de junho de 2010

Um canto para viver

Esta história contém:

Um canto para viver

Vídeo

Não ficou nada do garimpo em Mutum. Olha, Mutum foi um dos lugares de que mais saiu ouro e não tem recordação nenhuma do garimpo que foi usado aqui. O Mutum não tem uma casa feita e bonita, qualquer coisa feita por garimpeiro. Mutum não tem uma igreja feita por garimpeiro, Mutum não tem nada. Mesmo na época não tinha bar grande de nome, não tinha nada. Porque não adiantava o cara fazer nada bom. Bom pra quê? Porque, quando acabava aqui, eles iam pra acolá. E também todo dia matavam gente. Não tinha um santo dia pra não amanhecer um morto. Eu tinha meu comércio. Uma vez, o cara chegou lá, assim por volta de umas sete horas da noite, pediu uma cerveja. Tinha dois quilos de ouro com ele. Bebeu aquela cerveja, pegou um carro e foi. Chegou lá na beirado rio, em Palmeiral, parou e matou o cara, sem nem pra quê. E isso foi muito, não foi só esse não, muitos e muitos. Porque sabia que, com dinheiro,o advogado tirava. E ficou por isso. Mesmo assim, eu nunca abandonei o comércio, até hoje mexo com comércio.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um relato de casos e causos
Vídeo Texto

Antônio Carlos de Lima Venâncio

Um relato de casos e causos
A história não caminha como se pensa
Vídeo Texto

Breno Augusto dos Santos

A história não caminha como se pensa
Garimpo, garrafadas e um monte de histórias pra contar
Vídeo Texto
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.