Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 9 de junho de 2001

Travessia inesquecível

Esta história contém:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto West Plaza

Depoimento de Maria Helena Azevedo Arenola

Local- cabine no West Plaza

Data- 09 de junho de 2001

Código: IMG_CB012

Realização Museu da Pessoa

Entrevistadora – Marina D’Andrea

Transcritora- Marina D’Andrea

P – Diga, por favor o seu nome, local e data de nascimento.

R – Maria Helena Azevedo Arenola.

P – Local e data de nascimento.

R – Condeixa-a-Nova, vila de Coimbra, Portugal, 8 de agosto de 1947.

P – Por que a senhora emigrou para o Brasil? Quando?

R – Em 1954. Vim com os meus pais, não sei bem o motivo real, mas, pelo que meu pai contava, era por causa da ditadura que havia no país. O Salazar, parece que era o primeiro ministro na época, e o meu pai também era muito envolvido com política, não aceitava bem o regime militar, essas coisas, então ele emigrou pra cá. Foi mais por esse motivo, até porque meu pai era de uma família que era muito bem de vida, meu pai tinha uma profissão, era alfaiate, tinha uma boa freguesia, e vivia relativamente bem. Inclusive, o padrão de vida que a gente tinha lá, quando viemos pra cá foi bem diferente. Viemos morar num cortiço de imigrantes, foi...

P – Onde era o cortiço?

R – Na Lapa de Baixo.

P – A senhora lembra como era?

R – Era muito interessante. A maioria era de imigrantes, mas tinha muitos brasileiros também. Era muito diferente da ideia que a gente tem de cortiço hoje. Era assim como se fosse um corredor grande, com casinhas de um lado e de outro. E um banheiro de cada lado. O tanque era coletivo, a pia de lavar louça era coletiva, não havia... era um quarto e uma cozinha sem pia. Tinha só o fogão, a mesa e o quarto onde a gente dormia. Era uma pia coletiva, um tanque coletivo, um banheiro coletivo, era tudo coletivo. Mas, a gente falando assim hoje, parece uma coisa assim difícil de se viver, mas na época até que não era. Como eu falei, tinha muitos imigrantes, tinha espanhóis, italianos, portugueses também, e acabamos sendo uma...

Continuar leitura

Título: Travessia inesquecível

Data: 9 de junho de 2001

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Transcritor: Marina D'Andrea
Entrevistador: Marina D'Andrea
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios