O forte vínculo de Edgard Gouveia Júnior com Santos, sua cidade natal, foi bem retribuído com o presente que deixou para a cidade. Segundo ele, é a Santos e a sua família que deve grande parte de sua formação. Com o intuito de devolver alguma coisa para o lugar que havia lhe dado tanto, Edgard coordenou o projeto de restauro do Museu de Pesca que, naquele momento encontrava-se fechado e sem grandes perspectivas de mudanças. A partir da experiência coletiva de jovens arquitetos na transformação do antigo e abandonado Museu de Pesca para um moderno e interativo, surgiram idéias, contatos e novos projetos. Um deles é a Escola dos Guerreiros sem Armas, criada a partir desta experiência. Só que desta vez a transformação de lugares teria que passar por um desafio maior: lutar contra a apatia e descrença de vidas adormecidas entre espaços deteriorados e esquecidos de centros urbanos e rurais. É nesta atuação que Edgard mostra uma maneira iluminada de transformar pessoas para transformar espaços, alimentando e estimulando sonhos coletivos que não se sentiam mais no direito de ter vida.

P/1 – Edgard, para começar nossa entrevista vou perguntar de novo pra você. O seu nome completo, o local e a data de nascimento. R – Meu nome completo é Edgard Gouveia Junior. Eu nasci na cidade de Santos, São Paulo. E eu nasci no dia 10 de maio de 1965. P/1 – E o nome dos seus pais? O q...Continuar leitura

Título: Transformando espaços

Local de produção: Florianópolis

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Edgard Gouveia Júnior