Olympia – Zizinha, na família – nasceu em São Carlos e veio para São Paulo dar aula e porque queria estar próxima daquele que seria seu marido e com o qual constituiu uma família feliz, de que resultaram filhos, netos e bisnetos. Tão feliz que ela admite que se lembra dele, com saudade, até hoje. Que reza por sua proteção, onde quer que esteja. E foram 35 anos de magistério, desde aquela fazenda onde ensinava crianças de manhã e adultos à noite, quando tinha que enfrentar os morcegos. Guarda para si o que de bom pôde e quis fazer pelo próximo, principalmente pelos alunos. Acolhendo, ajudando, apoiando, curando, orientando, encaminhando. Pelo bem que praticou, tem o privilégio de guardar na memória as lembranças boas, como, por exemplo, o canto dos pássaros nas barrancas do rio Paraná. Em plena mocidade.

Meus pais me batizaram Olympia Palhares em homenagem a uma tia – irmã do meu pai – que faleceu quando minha mãe estava grávida de mim. Inclusive, eu vi o meu nome lá no túmulo dela. Nasci em São Carlos, interior do estado de São Paulo, em 12 de novembro de 1925. A parteira foi min...Continuar leitura

Programa Conte Sua História Depoimento de Olympia Palhares do Nascimento Entrevistada por Carol Margiotte e Nori Navarro São Paulo, 20/03/2019 Realização Museu da Pessoa PCSH _ HV743 _ Olympia Palhares do Nascimento Transcrito por Mariana Wolff Revisão – Edição Paulo Rodrigues Ferreir...Continuar leitura

Título: Trajetória de ensinar e praticar o bem

Local de produção: Brasil / São Paulo