Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Três grandes paixões

Esta história contém:

Três grandes paixões

Vídeo

Eu nasci em São Paulo, no dia 19 de setembro de 1986, tenho 27 anos. Meus pais são Rosângela Roberti de Siqueira e Antônio Ligabue de Siqueira. Na nossa família tem um lado forte de italiano, dos dois lados, do meu pai e da minha mãe, e também português. Assim, são as principais misturas que a gente tem. Conheci todos os meus avôs, dos dois lados. Meus dois avôs faleceram um já há bastante tempo, o outro faleceu no ano passado, minhas duas avós estão vivas.

Uma amiga da minha mãe queria apresentá-la pra um amigo dela, que era o meu pai, e saíram juntos de casais assim, saiu ela e o namorado, essa amiga e o namorado, e o meu pai e minha mãe. Eles foram a um barzinho, num restaurante, conversaram, conversaram a noite inteira. Meu pai adorou minha mãe, minha mãe adorou o meu pai na noite, e na hora de ir embora, meu pai foi levá-la pra casa e mal entraram no carro, meu pai deu um beijo e começaram a namorar, e estão juntos até hoje. Meu pai morava na Água Branca, Perdizes, por ali, perto do Shopping West Plaza. E minha mãe morava na Mooca. A família da minha mãe toda morava na Mooca. Quando eles se casaram, eles se mudaram para o apartamento que eu moro hoje, na Rua Cayowaa, no Sumaré, e depois se mudaram pra Vila Mariana. São três filhos. Sou eu e mais dois, eu sou a irmã do meio, tenho um irmão mais velho e um irmão mais novo.

Eu morei até os sete anos na Vila Mariana e depois a gente teve uma vida mais cigana. A gente foi pra Aracaju, Sergipe, moramos por três anos, depois voltamos pra São Paulo, a gente passou por três cidades do interior: primeiro, Itapetininga, três anos também; Jacareí por um ano; e Indaiatuba, onde meus pais estão até hoje. Eu morei em Indaiatuba dois anos e acabei voltando pra estudar em São Paulo, mas meus pais seguem em Indaiatuba até hoje. Meu pai foi muito transferido e depois trocou bastante de emprego.

A casa na Vila Mariana era um sobrado, que na minha imaginação era uma casa...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto A gente na Copa – História de Gente que Faz o País do Futebol

Depoimento de Mayra Roberti de Siqueira

Entrevistada por Rosali Henriques

São Paulo 19/12/2013

Realização Museu da Pessoa

PCSH_HV_443_Mayra Roberti de Siqueira

Transcrito por Liliane Custódio

P/1 – Mayra, eu queria começar o seu depoimento perguntando o seu nome completo, o local e data do seu nascimento.

R – Meu nome é Mayra Roberti de Siqueira, nasci em São Paulo, no dia 19 de setembro de 1986, tenho 27 anos.

P/1 – E o nome dos seus pais?

R – É Rosângela Roberti de Siqueira e Antônio Ligabue de Siqueira.

P/1 – Eu queria perguntar um pouco pra você sobre a origem da sua família, dos seus antepassados, principalmente os avôs, se você conhece essa história, se você tem alguma informação sobre eles.

R – Eu sei que assim, na nossa família tem um lado forte de italiano, dos dois lados, do meu pai e da minha mãe, e também português. Assim, são as principais misturas que a gente tem. Mas nenhum parente meu mais próximo foi algum imigrante assim, foi bem mais lá atrás. Minha mãe até conta que uma das avós dela até às vezes falava um pouco de italiano, misturava um pouco do italiano, mas eu não conheci assim, a gente só tem mesmo a ascendência italiana bem forte: Roberti, meu avô era Venanzone, meu pai é Ligabue. E também português: Siqueira, Alves, enfim. Conheci todos os meus avôs, dos dois lados. Meus dois avôs faleceram um já há bastante tempo, o outro faleceu no ano passado, minhas duas avós estão vivas.

P/1 – E você sabe como seus pais se conheceram?

R – Sei. Por causa de amigos em comum. Uma amiga da minha mãe queria apresentá-la pra um amigo dela, que era o meu pai, e saíram juntos de casais assim, saiu ela e o namorado, essa amiga e o namorado, e o meu pai e minha mãe. Aí eles foram a um barzinho, num restaurante, conversaram, conversaram a noite inteira. Meu pai adorou minha mãe, minha mãe adorou o meu pai na...

Continuar leitura

Título: Três grandes paixões

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios