Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Tal pai, tal filho

Esta história contém:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memória Votorantim

Depoimento de Luis Carlos de Araújo

Entrevistado por Soraya Moura e Judith Zuquim

São Paulo, 17 de março de 2005

Realização Museu da Pessoa

Código: MV_HV048

Transcrito por Denise Boschetti

Revisado por Joice Yumi Matsunaga

R – Luis Carlos de Araújo, nasci no dia 23 de dezembro de 1947, na cidade do Rio de Janeiro. Meu pai é Paulo Monteiro de Araújo e minha mãe Regina Fernandes de Araújo. O meu pai foi motorista também. Era motorista de caminhão; eu aprendi a dirigir com ele. Passei minha infância lá no Rio de Janeiro, o único motorista da família sou eu, eu tenho dois irmãos formados, e tenho duas irmãs formadas, uma é doutora que vive na Suécia e a outra fala dez idiomas e foi secretária executiva da Eletrobrás, ela hoje está aposentada. A gente morava no Bairro da Penha. Era tranquilo né, passamos uma infância tranquila, ajudei muito meu pai, minha mãe, que naquela época as condições financeiras não eram boas, entendeu e a mamãe lavava roupa para fora e quem levava as trouxas de roupa na cabeça era eu, através do bonde, única maneira de ajudar eles.

P/1 – Você e suas irmãs, seus irmãos também?

R – Meus irmãos também faziam isso, um ia para feira fazer carreto e outros foram formados e o único que não quis, melhor, o único que seguiu a carreira do meu pai fui eu, motorista.

P/1 – Mas você estudava? Ajudava no...?

R – Estudava, eu fiz o primário e depois já estava rapazinho, foi quando fui trabalhar na Gastal, tinha meus doze anos de idade, onze, porque naquela época poderia trabalhar com autorização do juizado de menor e depois saí dali, fui para o exército.

P/1 – Você fazia o que lá na Gastal?

R – Na Gastal eu era contínuo, fazia café, lavava banheiro, entendeu? Trabalhei com o Oswaldo Aranha Filho.

P/1 – Ele era seu chefe direto?

R – Não, não, meu chefe direto chamava-se, não esqueço o nome dele, Seu Milton, porque naquela época eu era garoto, ele me...

Continuar leitura

Título: Tal pai, tal filho

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios