Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Somos todas Marias

Esta história contém:

Maria Lenita Gomes Da Silva, nasceu dia 18 de setembro de 1950 no interior de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, em uma colocação chamada Paraná dos Mouras. Quarta filha de onze filhos de um casal de agricultores, aprendeu cedo que a vida não era fácil, morando no interior, ela brincou e foi feliz em meio às responsabilidades que a vida a partir dos 6 anos já lhe impôs, assumindo desde cedo as responsabilidades de uma casa e cuidar dos irmãos mas novos, enquanto os demais trabalhavam no roçado.

Aos 14 anos, seu pai faleceu, o que obrigou a família a migrar para a cidade, onde começou a trabalhar; e com dois anos trabalhando, conseguiu ajudar sua mãe a comprar uma casinha para sua família, um lugar simples mas que poderiam chamar de seu.

Após esse período, começou a trabalhar em uma hospedaria chamada Hotel dos Viajantes, onde passaria ali de início 10 anos da sua vida, morando por um bom tempo naquela hospedaria, servindo aos hóspedes e à família da dona do hotel. Tudo o que ganhava ali, Maria Lenita ajudava sua mãe com o sustento de seus irmãos.

O tempo foi passando e, aos 21 anos, ela casou-se com Mário Nunes da Silva, o qual era um sujeito bem apanhado e galanteador, passou um tempo e ela já casada voltou a morar no Seringal, passando lá três anos, onde teve seus primeiros dois filhos; depois desse período, voltou novamente para Cruzeiro do sul, onde tudo na vida dela só piorou, seu esposo, então, já era alcoólatra, e na cidade tudo era mas fácil. O tempo passou e ela então já mãe de sete filhos (criou seis), sendo três mulheres e três homens, sofreu muito com o alcoolismo de seu esposo, mas como mãe e mulher nunca o abandonou, por, segundo ela, não querer deixar seus filhos sem o pai, até o dia que Deus o quis levar; Eles passaram 25 anos juntos em meio a tudo, ele partiu aos 45 anos, deixando-a, com seis filhos, 3 menores e 3 maiores, uma filha de criação a qual era sobrinha dele; e sua mãe, de quem...

Continuar leitura
Palavras-chave: mulherqueinspira

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.