Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 8 de junho de 2017

Sem mágica, mas com construção de confiança

Esta história contém:

Sem mágica, mas com construção de confiança

Vídeo

Eu estava trabalhando na Vale há 17 anos quando surgiu o convite, a oportunidade de me juntar à equipe da Kinross. E é sempre uma decisão muito difícil porque depois de 17 anos numa empresa você acaba se afeiçoando às pessoas, à empresa, às atividades que você desenvolve, àquilo que você acredita em relação àquela empresa. Mas é um momento que a gente acaba refletindo e, naquele momento, eu pensei o seguinte, eu tinha que fazer uma escolha: ou optar por permanecer eternamente na empresa que eu estava, ou, se fosse momento de tentar uma mudança, seria naquela hora. E minha esposa teve um papel também, que ela deu aquele empurrãozinho, sabe? “Eu acho que a gente tem que fazer algo diferente.” Eu sempre fui muito feliz na empresa anterior e, por isso, foi um momento muito difícil pra mim, essa decisão. Mas, feita a opção, vida nova, então eu me juntei à Kinross no primeiro trimestre de 2010.

A posição estava vaga, então precisava de alguém, um outro profissional, pra assumi-la. E ai, tem dois aspectos que pra mim eram mais importantes. O primeiro deles, o fato que a empresa, a Kinross, havia assumido o controle cerca de cinco anos antes. Essa assunção de controle levou a uma reestruturação, e essa reestruturação implicou na saída de muita gente de cargos gerenciais e de direção que estavam aqui antes. Ao mesmo tempo que a Kinross arrume o controle e faz esse processo de reestruturação, ela estava implantando um projeto que é muito importante, de modernização e de capacitação das operações pra tratar o minério que era mais desafiador do ponto de vista de dureza. Então, eram dois movimentos ao mesmo tempo. Quando eu cheguei aqui em 2010 esses dois processos ainda não estavam consolidados, nem um e nem o outro.

Esses processos de mudança são muito desafiadores para as pessoas que os vivem. Quando você fala da reestruturação, as pessoas que estavam mais antigas, aquele embate entre o antigo e o...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Kinross Paracatu

Depoimento de Gilberto Azevedo

Entrevistado por Márcia Ruiz e Luiz Gustavo Lima

Primeira parte:

Paracatu, 08/06/2017

Transcrito por Claudia Lucena

Segunda parte:

Paracatu, 26/06/2017

Transcrito por Karina Medici Barrella

Realização Museu da Pessoa

KRP_HV012_Gilberto Azevedo

Entrevista realizada em duas partes.

MW Transcrições

INÍCIO DA PRIMEIRA PARTE

P/1 – Gilberto, eu gostaria de agradecer aí, em nome da Kinross e em nome do Museu da Pessoa também, por você dedicar esse seu tempo pra gente, eu acho que, ainda mais na sua agenda, que é super corrida, mas pro projeto vai ser muito importante você participar. Eu gostaria que você começasse falando o seu nome, local e data e nascimento.

R – Meu nome é Gilberto Carlos Nascimento Azevedo, eu sou nascido em Poções, na Bahia, em 03 de dezembro de 1967.

P/1 – E os nomes dos seus pais, Gilberto?

R – Gilberto Silva Azevedo e Elisandra Nascimento Azevedo.

P/1 – Qual era a atividade deles?

R – Minha mãe professora primária e meu pai, ele trabalhava no comércio.

P/1 – Ele tinha comércio do quê?

R – Ele trabalhava num comércio, ele não era o proprietário, ele ajudava a gerenciar, era em materiais de construção.

P/1 – Era uma casa de materiais de construção?

R – Isso.

P/1 – E o nome dos seus avós paternos e dos avós maternos?

R – Minha avó chamava, paternos, né, Mariana e Filinto e os maternos Antônio e Ruth.

P/1 – Eles faziam o que, seus avós?

R – Meu avô paterno, ele era sapateiro, confeccionava sapatos. Minha avó era dona de casa, minha avó materna também dona de casa e meu avô materno foi vaqueiro e depois ele foi comerciante, comprava e vendia verduras etc.

P/1 – Isso tudo nessa região da Bahia, lá em Poções, ou não?

R – Bahia, meu avô, ele veio da região da Chapada pra região da mata, na Bahia, e foi lá que ele conheceu minha avó, no caso, os avós maternos. Meu avô paterno tem origem ali mais...

Continuar leitura

Título: Sem mágica, mas com construção de confiança

Data: 8 de junho de 2017

Local de produção: Brasil / Minas Gerais / Paracatu

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios