Em sua entrevista, Antônio Guajajara fala em português e em sua língua materna, o tupi guarani. Ele se expressa de forma coletiva defendendo a preservação dos costumes tradicionais da nação Guajajara que segundo ele estão se perdendo por conta da influência da cultura do homem branco/kari. Antônio destaca algumas mudanças no funcionamento da festa da Menina Moça e recorda como eram os costumes na época de seus pais, alertando sobre a necessidade de comunicar esses saberes para a geração mais nova. O entrevistado relembra o primeiro contato do Estado com a sua aldeia, que se deu através do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) e posteriormente, da FUNAI. Atualmente uma das maiores preocupações do ancião tem sido a presença de garimpeiros, madeireiros e grandes empresas que provocam o desmatamento e a poluição dos rios em sua Terra Indígena.

Saberes Originários Naquele tempo nós nascia dentro do mato, seu Manoel também nasceu dentro do mato, todos nós nascemos dentro do mato, não tinha parteira, não tinha hospital. Nós nascia dentro de casa mesmo… bota uma esteirazinha debaixo da mulher… com pouco o menino véi tá espirr...Continuar leitura

Título: Saberes Originários

Local de produção: Brasil / Maranhão / Bom Jardim