Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Rosental Ramos da Silva

Esta história contém:

Rosental Ramos da Silva

Identificação[Nasci no] município da cidade de Muriaé, eu nasci no dia 5, mas fui registrado no dia 15, 15 de maio, mas eu nasci dia 5, na Zona da Mata, Minas Gerais. Muriaé Quando eu conheci Muriaé, quando criança, que eu freqüentava a escola, trabalhava na fazenda um pouco distante de Muriaé, era uma cidade que não tinha... as ruas principais eram calçadas com paralelepípedos, aquelas pedras que eles cortavam antigamente. Era uma cidade já mais bem adiantada, a situação do café lá era muito forte, Muriaé foi o segundo produtor de café da Zona da Mata e do Brasil. O cafezal de lá era o tipo sete, vamos pegar o café do Brasil daquela época, da plantação de café. Família Meu pai era agricultor, minha mãe a mesma coisa. Trabalhavam na roça plantando milho, plantando feijão, plantando arroz, o pessoal mexia com isso. Meu pai, minha mãe era mais agricultura que meu pai, porque meu pai mexia com negócio de couro, fazendo arreata de couro, de boi, carros de boi, fazendo aquela brocha, aquele negócio do lado, arreios, laço, ele mexia mais com negócio de couro, couro, balaios, que são feitos de taquara, fazia aqueles balaios, aquelas coisas da roça, esteira... As casas não tinham antigamente, como nós temos hoje em dia, esse conforto. O mundo e a natureza mudaram muito, o pessoal mudou o mundo, então mesmo pessoa rica mandava fazer uma esteira toda trançada, esteira com taquara, com bambu etc, fazia para cobrir o teto da casa, não ficava como nós estamos aqui, uma telha, aquela coisa todinha. Meu pai mexia com esses problemas, uma parte dele era artista, na época de hoje ele seria um artista. [O nome dele era] Sebastião Ramos da Silva. Origem do nome O meu nome é um nome meio esquisito. Rosental é um nome que me colocaram. É uma história diferente, história roceira, mas história um pouco diferente. Meu pai era um homem que tinha o quarto ano primário, mas era sábio. Então minha mãe estava esperando por mim...

Continuar leitura
Palavras-chave: migração

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Rosental Ramos da Silva
Local de produção: Brasília
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A ligação entre as pessoas
Texto

Oswaldo Firmino Júnior

A ligação entre as pessoas
As propriedades cosméticas da Amazônia
Vídeo Texto
Do chão de fábrica à política
Texto
Expedições sísmicas
Vídeo Texto

Osvaldo de Oliveira Duarte

Expedições sísmicas
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.