Facebook Info Ir direto ao conteúdo

RETALHOS DE UMA VIDA

Esta história contém:

BIOGRAFIA DO DEPOENTE

Paulo de Tácio Batista, nasceu no dia 05 de fevereiro de 1966, em Tabajaras um Distrito de Minas Gerais. Filho de Joaquim e Maria do Prado, ele foi o penúltimo filho do Casal, que tiveram 13 filhos.

O seu nome foi escolhido de, uma forma bem diferente, pois no lugar onde morava, havia 5 mulheres grávidas e todas estavam próximas para dar a luz. Também havia um padre, chamado Paulo de Tácio, muito querido pelos habitantes do lugar. Então, fizeram uma promessa que o primeiro filho que nascesse daquelas mulheres que estavam grávidas, daria o nome de Paulo de Tácio em homenagem ao padre da cidade. E e como ele foi o primeiro a nascer, acabou recebendo o nome do padre.

Sua família morava em um sítio do qual tiravam o sustento. Tinham uma vida boa, pois seus pais e os irmãos mais velhos trabalhavam junto com o pai na roça e dali tirava todas as necessidades de que precisava. No entanto, com o passar do tempo, as coisas foram ficando bem difícil eles tiveram que se mudar, em busca de melhoras. Então sua vida em Tabajaras foi só até os 5 anos de idade, já que nessa época, a família teve de se mudar para um sítio de um fazendeiro na cidade do Rio de Janeiro, no qual seus pais trabalhavam como arrendatário.

Nessa época, ele recorda que as coisas estavam muito difíceis, pois seus pais estavam devendo para o fazendeiro, o qual eram donos do sítio e os filhos precisavam ajudar nas despesas de casa. Com isso, ele e os irmãos pegavam frutas dos sítios e vendiam na feira para ajudarem sua família.

Ele relata que apesar das dificuldades enfrentadas, era uma família feliz. Seus pais foram fundamentais na sua formação e educação. Mesmo não tendo as coisas que muitas crianças têm hoje, já que, naquela época tudo era bem diferente dos dias atuais, Paulo nunca foi um filho rebelde ou desobediente. Sempre respeitava os pais em tudo. Teve uma infância muito tranquila. Gostava de brincar, nadar no rio, pegar...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios