Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Liana Zélia Ramos Holanda, 18 de agosto de 2020

Recordar é viver! É trazer a criança que existe dentro de nós.

Esta história contém:

Recordar é viver! É trazer a criança que existe dentro de nós.

Quando nasci já estava escrito no céu que, desde o ventre de minha mãe, eu a escolhi para cuidar de mim e junto disso nascer este amor sem fim. Trás raios de sol consigo e, nas noites de escuridão, trazem cuidados, alguns perigos e um ponto de interrogação. Imagino que era muito desejada pela minha mãe porque quando nasci, meus pais estavam em uma situação difícil. Os dois estavam desempregados. Ela me conta das várias vontades de comer algo na gravidez, porém, não tinha condições e tinha vergonha de pedir. Nasci com pouco peso e com um pequeno caroço no lado direito, próximo ao olho. A médica, que se chamava Dr. Lilian, informou que precisaria operar ainda pequena, pois quando crescesse, poderia atrapalhar em meu desenvolvimento. Graças a Deus, tudo ocorreu bem! Da cirurgia, fiquei apenas com uma pequena cicatriz, imperceptível. Por isso o meu nome é Lilian (pensava que era por causa da jornalista da televisão). Meu pai falava que seria outro menino, pois já tinha outros dois irmãos. Sou a caçula e, meus irmãos mais velhos não passam de dois seres com instintos. Dona Maria das Graças (o próprio nome já diz, benevolente e graciosa) é uma pernambucana que adorava contar como era sua infância para os seus irmãos, pois cresceu em uma casa simples no interior de Araripina. Costumava dizer que, se houvessem dois adultos conversando e ela interrompesse, era uma “pisa só que levava”. Depois, ficava de castigo, ajoelhada no caroço do milho, até aprender a respeitar os mais velhos. Lembro-me que ela costumava cantar “hoje é domingo no pé do cachimbo, cachimbo é de ouro que deu no besouro, besouro é de prata que deu na barata, a barata é de linha que deu na galinha a galinha é de dente que bate na gente.” Meu pai, também nascido em Pernambuco, era bem sério. Nunca gostou muito de brincadeiras, embora a minha avó (que descanse em paz), dizia que ele não teria responsabilidade por parecer tão novo...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios