Nascida no interior do Rio Grande do Norte, em 1933, Antônia cresceu em meio a costumes que hoje são coisas do passado. Ela se lembra do sal que, na falta de geladeira, era usado para conservar as carnes; das brincadeiras de roda na rua e das bonecas de pano que colecionava; da época em que às moças não era permitido saber como se gerava um bebê – ao se casar, aos 16 anos, Antônia não tinha nem noção do que aconteceria na “noite de núpcias”... Sua trajetória, que ela gosta de contar em detalhes, tem alguns marcos importantes: a morte da mãe, quando ela tinha apenas 12 anos; a indesejada mudança para São Paulo, no mês em que Getúlio Vargas se suicidou (agosto de 1954); e a morte do marido, quando tinha completado 37. Deste último episódio, no entanto, não guarda tristeza. Foi aí, ao se ver viúva com seis filhos, que, pela primeira vez, ela se sentiu dona de si mesma. Pôde, enfim, passar a mandar em seus próprios caminhos, apoiar a família como bem quisesse e até mesmo construir uma nova casa (grande, como ela sempre quis).

Meus pais foram muito felizes, tiveram muitos filhos! A minha mãe teve 16 filhos: 15 partos, um de gêmeos. Mas naquela época não tinha medicamento que tem hoje. Então, morriam as crianças com muita facilidade. Só sei que ao todo morreram 11 filhos da minha mãe. Todos morreram pequenos, crian...Continuar leitura

Projeto Conte Sua História Depoimento de Antônia Bezerra de Oliveira Entrevistada por Carol Margiotte e Renata Pante São Paulo, 17/05/2018 Realização: Museu da Pessoa PCSH_HV677_ Antonia Bezerra de Oliveira Transcrito por Rosana Rocha de Almeida Revisado e editado por Viviane Aguiar P/1 – ...Continuar leitura

Título: Quem manda aqui sou eu!

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Antonia Bezerra de Oliveira