Em seu depoimento Enilson descreve a sua inserção no movimento sindical brasileiro, que inicia a se forjar em Divinópolis pela entrada precoce no mundo do trabalho e pela aproximação com os grandes clássicos da literatura marxista. Datam da infância as correrias com os grevistas, fugindo da polícia e, na vida adulta, não teve a mesma sorte, quando foi preso. De Minas Gerais viaja clandestinamente a São Paulo; já era tempo do golpe militar. Prepara-se para ingressar nas fábricas e organizar a militância junto aos trabalhadores e coloca em cena a história do movimento sindical da segunda metade do século XX, até os anos 2000. Pode-se dizer que as suas táticas se pautavam pela oposição. Não teme expor as contradições da estrutura e da ética sindical e as estratégias de resistência que concorriam para os direitos da classe trabalhadora, exigindo permanente atualização, para dar conta das profundas mudanças no mundo do trabalho. Reconhece que entre os legados está a mudança no estilo de liderança para mais democrática e a de viver em solidariedade, sem ser filantropo ou demagogo. Distingue que o sindicalismo o subtraiu da vivência familiar; que hoje seus filhos, já formados, são o que são graças à mãe deles.

Projeto Memória DIEESE 50 Anos Entrevistado por Nádia Lopes e Marcelo Fonseca Depoimento de Enílson Simões de Moura São Paulo, 05 de Fevereiro de 2007 Realização Instituto Museu da Pessoa Entrevista DIEESE_HV026 Transcrito por Augusto César Mauricio Borges Revisão por Esalba Silveira P...Continuar leitura

Título: Quantas estrelas tem no firmamento?

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Enilson Simões de Moura