O presidente em exercício do Conselho Deliberativo do SEBRAE-SP, Alencar Burti, tem 82 anos e é filho de Augusta Leonardo Burti e João Burti, seu pai tinha uma lotérica. A mãe era dona de casa, mas faleceu quando Alencar tinha apenas 3 anos, foi criado pela avó, que tinha uma pensão no centro de São Paulo. Tem uma irmã mais nova, Claudia, do segundo casamento do pai. Casou-se com 28 anos e seu primeiro filho nasceu nove meses depois. Começou a trabalhar aos 13 anos na joalheria La Royale, localizada na Rua da Quitanda. Trabalhou em uma firma de importação, onde foi faxineiro, secretário e vendedor, aos 14 anos, ficou dois anos e pouco até seu tio, que era dono da joalheria Leal, que existe até hoje na rua Augusta, chama-lo para trabalhar com ele. Permaneceu na empresa do tio por 15 anos, após um problema com um contrato, Alencar e outros dois gerentes saíram e abriram joalheria Monte Cristo, da qual se desfez faz pouco tempo. Algum tempo depois, percebendo mudanças no interesses de seus clientes, resolveu abrir uma loja de carros usados e passou a vende-los financiados. Foi chamado por um concorrente, para entrar como sócio de uma agência da Crysler . Presidiu uma série de entidades como a Confederação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP ), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o Consórcio Valdemar Verde, hoje o maior grupo de consórcio do Brasil. Fundou a FENABRAVE, a FENACADIV, foi representante da Ford, Chevrolet e é dono de sete revendendoras espalhadas pelo interior de SP. Hoje é membro do Conselho Superior da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e presidente do Conselho deliberativo do SEBRAE- SP pela segunda vez.

Projeto Conhecimento SEBRAE – 40 anos de Memórias e Histórias de Transformação Depoimento de Alencar Burti Entrevistado por Márcia Ruiz e Camila Sacomã São Paulo, 10 de setembro de 2012 Entrevista SB_HV010 Realização Museu da Pessoa Transcrito por Claudia Lucena MW Transcrições P/1 ...Continuar leitura

Título: Profissão Comércio

Local de produção: Brasil / São Paulo