Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Nilza Liamar dos Santos, 12 de outubro de 2024

Professora Gracildes de Melo Dantas

Esta história contém:

Professora Gracildes de Melo Dantas

Professora Gracildes Melo Dantas, nasce 18 de junho de 1920, em uma cidade denominada Picos do Maranhão, localizada no interior, hoje é a cidade Colinas. O lugarejo não havia escolas públicas, apenas particulares. A localização era de difícil acesso e realizada através do rio que banhava a cidade, o “Itapicuru”. As famílias que tinham condições mandavam seus filhos para cidade vizinha, Caxias, onde havia escolas primárias e secundárias. Mas acontecia muito de faltar dinheiro e os jovens ter que voltar para casa sem terminar o estudo secundário.

Visto essa dificuldade, a população reuniu esforços e abriram uma escola, as pessoas que tinham mais conhecimento ajudavam a lecionar, transmitiam seus conhecimentos. Professora Gracildes lembrou de seu pai, ele contava, que quando pequeno deixou a escola muito cedo, aprendeu a ler, escrever e as quatro operações com professor que veio de São Luiz do Maranhão para a localidade trabalhar, ele explicava de forma muito clara, que os alunos aprendiam mesmo. Foi neste período que seu pai obteve conhecimento que serviu de base para o futuro. Ela também teve contato com esses saberes repassados pelas pessoas da região, sendo que o primeiro contato com números e letras foi em casa.

Quando chegou em Cuiabá por volta de 1934, frequentou o curso anexo a escola normal, era o 1º e 2º anexo, depois cursou quatro anos de formação na escola normal. Era a única escola de formação de professoras, não tinha curso superior na cidade de Cuiabá, os jovens que quisessem estudar curso superior, geralmente iam para o Rio de Janeiro. Assim que terminava o ensino primário de quatro anos, a próxima etapa a ser cumprida era prestar o exame admissional para o curso secundário. Lembrou-se de sua irmã Gracinda quatro anos mais nova, reclamando da quantidade de perguntas e da dificuldade da parte oral do exame. Ela conseguiu entrar para o curso anexo e frequentou durante um ano. Neste período ficavam morando...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.