Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 18 de junho de 2009

Preservar para a eternidade

Esta história contém:

Preservar para a eternidade

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

10 anos da Fundação Gol de Letra

Entrevistado: Averaldo Nunes Cordeiro

Entrevistadora: Ricardo Pedrone e Cláudia Leonor

São Paulo, 18/06/2009

Entrevista: FGL_HV003

Realização Museu da Pessoa

Transcrito por Tereza Ruiz

Revisado por Ligia Furlan

P/1 – Boa tarde, seu Nunes.

R – Boa tarde.

P/1 – Pra começar eu queria que o senhor dissesse o seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Meu nome é Averaldo Nunes Cordeiro, nasci no dia 18 de outubro de 1953.

P/1 – Onde é que o senhor nasceu?

R – Na cidade de Águas Belas, estado de Pernambuco. Aí perguntei pro meu pai: “Por que Águas Belas?”... Porque eu não conheço a cidade, eu cheguei no meu bairro com quatro anos de idade. Quatro anos de idade eu cheguei a São Paulo. “Ah, porque lá tem um rio muito grande, muito caudaloso, rio Ipanema, e muitas minas e tal, por isso que tem o nome de Águas Belas”. Mas aí eu fui pesquisas, não fiquei só com a informação dele, fui pesquisar e encontrei a história correta do nome Águas Belas, por que Águas Belas.

P/1 e P/2 – E que história é essa?

R – Ah sim! Então, Águas Belas era só um povoamento indígena. Então tinha lá duas tribos, Carijós e Tupiniquins, se não me falha a memória. E ia passando por lá um ouvidor do estado a serviço, ele vinha de uma cidade pra outra, ia passando no território dos índios, não tinha ainda homem branco. E ele tinha passado por uma região que ele só tinha bebido até aquele momento águas salobras − acho que é salobra o nome −, ele bebeu daquela água da cidade e falou assim: “Mas que água doce, água boa. O nome desse lugar aqui não pode ser chamado de povoado de Ipanema”. Era o nome antigo, por causa do rio Ipanema que corta a cidade, “Essa cidade tem que ser chamada de Águas Belas, que eu não vi nessa região toda um lugar com uma água tão gostosa como aqui”. Aí adotaram o nome de Águas Belas.

P/1 – Entendi. E qual que é o nome dos pais do senhor?

R –...

Continuar leitura

Título: Preservar para a eternidade

Data: 18 de junho de 2009

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios