Regina nasceu em uma família numerosa, de oito irmãos, mas só foi conhecê-los de verdade aos sete anos de idade. Antes disso, vivia no hospital, para se tratar da poliomielite adquirida ainda bebê. Quando saiu de lá, além dos irmãos, ela também passou a conhecer a pobreza – sua casa, em São Paulo, ainda tinha chão de terra – e o preconceito que, mais tarde, enfrentaria por ser negra e ter uma deficiência na perna. Mas Regina não parece ter se importado com os obstáculos. Teve um filho e construiu uma bela carreira profissional, com passagens por grandes empresas e por duas faculdades: graduou-se como assistente social e como psicóloga. Quando contou sua história, continuava a cuidar da adoção de crianças e adolescentes e liderava grupos de terceira idade, organizando passeios e viagens pelo mundo.

Meu nome é Regina Maria Salles de Andrade. Nasci em São Paulo, no dia 28 de janeiro de 1954. Minha mãe se casou com meu pai aos 24 anos. Eram de Ubatuba, se mudaram para São Paulo e ficaram juntos só dez anos, porque ele faleceu quando ela tinha 34. Tiveram oito filhos. Eu não vivi com eles, e...Continuar leitura

Programa Conte a sua História Depoimento de Regina Salles Entrevistada por Carol Margiotte e Inara Navarro São Paulo, 16/05/2018 Realização: Museu da Pessoa PCSH_HV675 Transcrito por Eliane Miraglia Revisado e editado por Viviane Aguiar P/1 – Regina, bom dia! Muito obrigada por ter vindo aqui...Continuar leitura

Título: Pólio e racismo: batalhas vencidas

Local de produção: Brasil / São Paulo