Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Mayara Reis Lopes
Por: , 22 de março de 2021

Pinguim: vida com sabor de sorvete

Esta história contém:

Pinguim:  vida com sabor de sorvete

Vídeo

Meu nome é Mayara Reis Lopes, eu sou do dia sete do dois de 1990, e nasci em Bauru. O meu pai se chama Gilson, é arquiteto, trabalha na prefeitura de Bauru. A minha mãe se chama Maya e é professora da rede municipal - hoje ela é diretora do Ceja aqui de Bauru. E os meus avós são, na verdade, as pessoas que comandam a sorveteria. Meu avô Hélio desde sempre viveu aqui na sorveteria, e minha avó Hilda também trabalhou na prefeitura por muitos anos, na Secretaria de Finanças, e quando ela se aposentou veio para a sorveteria.

Eu nasci na Vila Falcão, eu cresci por lá também, e minha infância toda é mais lá na Vila Falcão, onde moram meus avós. Para mim, a Vila Falcão é muito isso: muito familiar, é muito reunido, é muito na calçada, muito conversando. Tanto que na rua da casa da minha avó, a gente fazia uma festa junina que era nossa, ninguém mais resolvia aquilo, era o pessoal da rua mesmo que fazia uma festa junina muito animada, muito gostosa. E tinha a dança, o pessoal casava, fazia cerimônia, era muito legal mesmo. E as quermesses também, né? Eram muito tradicionais de lá: a de São Benedito, a dos Trabalhadores, eles fazem muita quermesse. Eu tenho uma memória muito boa da infância nessas quermesses.

Eu costumo brincar sempre que me perguntam: “Mas quanto tempo você trabalha aqui na Sorveteria Pinguim?” E eu falo: “Desde que eu nasci (risos) eu estou aqui dentro”. Eu não tenho outra lembrança que não seja da Pinguim. Isso porque quando a gente mudou para cá, onde estamos hoje, foi logo que eu nasci – porque antes ela já tinha sido em outros dois bairros. E eu tenho bastante memória de quando eu era menorzinha aqui do lado, pois eu vinha para cá sempre, eu era sempre muito ligada à minha avó. Eu passava o final de semana com ela e eu tinha que primeiro vir para cá, para depois ir para a casa dela.

Por mais que seja a mesma coisa, o prédio antigo tinha um cheiro...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Bauru

Entrevista de Mayara Reis Lopes

Entrevistada por Luís Paulo Domingues e Claudia Leonor Oliveira

Bauru, 22 de março de 2021

Entrevista MC_HV019

Transcrita por Selma Paiva

P2 - Para começar, eu gostaria que você me dissesse seu nome completo - a gente sabe, mas para ficar gravado - data de nascimento e cidade.

R1 – Então, meu nome é Mayara Reis Lopes, eu sou do dia sete do dois de 1990, e eu falo de Bauru.

P1 - Então pra gente não perder, né? Então, você falou seu nome completo, local, e nasceu em Bauru mesmo, né, Mayara?

R1 – Nasci em Bauru mesmo.

P1 – Eu queria que você falasse o nome dos seus pais e o que eles trabalhavam.

R1 – No que eles trabalham, a função deles agora?

P1 – Isso, isso, pode falar o nome dos seus pais.

R1 – Tá. O meu pai se chama Gilson, é arquiteto, trabalha na prefeitura de Bauru. A minha mãe chama Maya e é professora também da rede municipal, hoje ela é diretora do Ceeja aqui de Bauru.

P1 – Maravilha. E Mayara, o nome dos seus avós, assim, você lembra deles, conheceu?

R1 – Os meus avós são, na verdade, as pessoas que comandam a sorveteria, né? Eles são, ainda, até hoje, que a minha avó, na verdade, meus avós paternos que são daqui da sorveteria, que é o meu avô Hélio, que desde sempre ele nasceu aqui, viveu aqui na sorveteria e minha avó Hilda, que trabalhou na prefeitura também por muitos anos, na Finanças e aí, quando ela aposentou, ela veio para a sorveteria também, junto com meu avô, para continuar, aí foi que a sorveteria cresceu e é o que é hoje.

P1 – Maravilha! Conta para nós um pouco, assim, que bairro que você cresceu, quais são as suas lembranças de infância, Mayara?

R1 – Tá. Eu nasci na Vila Falcão, né, lá para aqueles lados e eu cresci por lá também, desde sempre eu morei para lá. Agora que eu mudei mais para cá, mas a minha infância toda é mais lá na Vila Falcão, onde moram meus avós maternos, onde eu...

Continuar leitura

Título: Pinguim: vida com sabor de sorvete

Data: 22 de março de 2021

Local de produção: Brasil / Bauru

Personagem: Mayara Reis Lopes

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios