Sônia Regina é de 1957 e é da periferia de São Paulo. Acostumou-se, criança, a ouvir o pai contando histórias do bairro que ele viu nascer. Assim, a Brasilândia é o cenário de sua infância e inspiração para os textos iniciados na adolescência. É dessa época, também, a sua militância em favor da região e de sua gente simples. E necessitada. Coleciona conquistas e lutas, desafiando a ditadura, burlando a censura, esquivando-se da repressão. Um dia, reuniu toda a sua produção num espaço de cultura a que chamou Sarau e, alternando literatura e fotografia, saiu com seus poemas, seus romances, suas imagens a mostrar ao mundo as especificidades, as carências e a simplicidade da periferia que conhece como ninguém. No Sarau, criou as bases para fortalecer as mensagens que a necessidade tem a transmitir; fez de sua escrita a voz que faltava à gente do lugar.

Minha mãe contava que Sônia Regina era nome da moda na época em que eu nasci: 19 de junho de 1957. Sou da Capital e sou da periferia - Brasilândia. Também contavam que era uma noite chuvosa, rua sem asfalto, carro atolado, e quando minha mãe chegou ao hospital, eu já estava nascendo. Minha...Continuar leitura

Programa Conte a sua História Depoimento de Sônia Bischain Entrevistada por Carol Margiotte São Paulo, 30 de agosto de 2018 Realização: Museu da Pessoa PCSH_HV694 Transcrito por Eliane Miraglia Revisado e editado por Paulo Rodrigues Ferreira P/1 – Boa tarde, Sônia. R – Boa tarde. P/1 ...Continuar leitura

Título: Periferia em verso e prosa: o Sarau da Brasa

Local de produção: Brasil / São Paulo