Entrevista realizada para o projeto Museu do Santos Futebol Clube, com José Macia, Pepe, ex-jogador do clube. Idealizada pelo Museu da Pessoa.Com família espanhola, Pepe morou durante a infância em São Vicente. Sendo um dos únicos brancos em uma equipe de negros, a mesma em que Pelé e Coutinho eram destaque, Pepe ficou conhecido pela sua habilidade em bater faltas, mas principalmente pela força em quee tinha nos pés. Mostrou seu interesse pela carreira futebolística logo quando criança, jogando nos campos próximos a linha do bonde. Conta que jogavam ali para marcação dos tempos, com a passagem de cada trem. As histórias de sua infância são permeadas por futebol, família e a mercearia do pai.No futebol, começou como torcedor do Jabaquara, influenciado pelo sangue espanhol. Mas como jogador do Santos, logo começou sua adoração pela equipe alvinegra.Detalhes de destaque em sua história com a Seleção Brasileira de Futebol são as Copas do Mundo de 1958 e de 1962, que apesar de não participar por contusões, tem muita história pra contar, em que cita personagens, como Zagalo e zagueiro da Inter de Milão. Passagens como fuga de adversários do Santos de campo também estão em destaque nessa entrevista.A família é constantemente lembrada pelo entrevistado, que até se desculpa por uma vaia ocorrida em um casamento alheio, anterior ao seu, na mesma igreja, uma vez que ali estava cheio de pessoas querendo assistir o casamento do jogador.O futebol sempre esteve presente na vida de Pepe, como já foi dito. Após se aposentar como jogador parte para a carreira de técnico, atuando, na época da entrevista, em Campinas com a Ponte Preta.

Nome do projeto: Museu do Santos Futebol Clube Depoimento de José Macia - “Pepe” Entrevistado por: José Santos e Matos, Luís Roberto Serrano e Fábio Franzini São Paulo, 1 de março de 1999 Realização Museu da Pessoa Código do depoente: 026 Transcrito por: Stella Maris Scatena Franco P/...Continuar leitura

Título: Pepe, o canhão da Vila

Data: 01/03/1999

Local de produção: Santos, Sp