Apresentação do entrevistado; origens da família. Breve descrição da atividade dos pais. Infância na Vila Ercilia, parte central da cidade de São José do Rio Preto. As brincadeiras de rico-trico, salva-pega, betcha dentre outras, nas ruas de terra do bairro. A convivência com os irmãos e o primeiro emprego ainda na infância. As experiências adquiridas no mercado de trabalho, desde pacotes de presentes num bazar, até atendimento ao público num banco e posteriormente, no comércio em supermercados. A entrada para o Sindicato dos Comerciários e as mudanças de cargo que a levaram a vice-presidência, sendo uma das poucas mulheres a ocupar o cargo. A entrada para a política onde se tornou vereadora, lutando pelo direito das mulheres. A participação nas legislações e direitos dos trabalhadores, dialogando com empresas a fim de garantir empregos na pandemia. O aprendizado em sua trajetória profissional e pessoal, bem como, o trabalho duro e o legado deixado para novas mulheres que virão.

Meu nome é Marcia Regina Rodrigues Caldas Fernandes, e eu nasci em São José do Rio Preto no dia 14 de agosto de 1960. O meu pai é Manoel Rodrigues Caldas. Ele veio de Caetité ainda jovem, e começou a trabalhar na Estrada de Ferro Araraquarense. O meu pai foi ferroviário por toda a sua vida, c...Continuar leitura

Projeto Memórias do Comércio de São José do Rio Preto Entrevista de Márcia Caldas Entrevistada por Cláudia Leonor Oliveira São José do Rio Preto, 19 de maio de 2021 MC_HV070 Transcrita por Selma Paiva Conferida por Daiana da Costa Terra (00:30) P1 - Então, Márcia, obrigada por ter aceito ...Continuar leitura

Título: Pelos direitos das mulheres

Local de produção: Brasil / São José Do Rio Preto