Gabriela cresceu na região de Santo Amaro, a casa onde morava era sempre repleta de amigos e parentes, seus pais adoram fazer churrascos e reunir pessoas. O pai de Gabriela sempre trabalhou como Radialista na TV Cultura, por isso a música e as artes foram muito parte de sua infância. Gabriela adorava brincar na rua de sua casa, que era calma e bem segura, subia em árvores, brincava de boneca, casinha, andava de bicicleta e os vizinhos eram todos seus amigos e de sua família também. Sua primeira escola chamava-se Peixinho Dourado, entre as lembranças desse tempo Gabriela recorda-se da roda gigante de sua escola, que tinha apenas três lugares e era girada com a mão, mas que, na época, era fascinante. Gabriela também tem memórias muito boas de sua avó buscando ela e seu irmão na escola, fazendo almoço para os dois e os deixando assistir sessão da tarde. Aos sete anos mudou-se com sua família para Recife, seu tempo na cidade foi de muita liberdade, passeios, praia e, além disso, sua mãe tinha mais tempo para dar atenção aos filhos, Gabriela não teve dificuldades nenhuma de adaptação em Recife, o sofrimento foi muito maior para voltar do que para ir. Gabriela sempre gostou de ir à escola e seus momentos mais marcantes foram aqueles em o aprendizado e a arte andaram juntos. Aos 15 anos Gabriela começou a trabalhar em uma escolinha para ajudar e uma amiga e foi neste momento que a ideia de se tornar uma Educadora começou a fazer parte de seus pensamentos. Cursou Pedagogia na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) na época em que o Paulo Freire ainda era professor da universidade. Durante o mestrado em Psicologia da Educação, Gabriela recebeu a proposta para ser professora da alfabetização do Colégio Pueri Domus, precisou trancar o mestrado, mas trabalhar no Pueri foi uma experiência extremamente importante em sua trajetória. Gabriela entrou na PlayPen para cobrir a licença maternidade de sua amiga Daniela Almeida, esse primeiro momento de escola foi de apenas quatro meses, ao sair da PlayPen foi morar no Rio de Janeiro com seu marido que havia sido transferido para a cidade, nesse tempo pode retomar sua pesquisa de mestrado. Em 2004 Gabriela voltou a trabalhar na PlayPen e é na escola que traça o seus atuais caminhos.

P - Eu vou pedir pra você contar o seu nome, o local e a data de nascimento. R - Gabriela Salles Argolo Costa, eu nasci em São Paulo em sete de abril de 1973. P - Qual é o nome dos seus pais, Gabriela? R - Meu pai é Ruben Argolo e a minha mãe é Sandra Salles Argolo. P - Qual que é a ativi...Continuar leitura

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra