A tranquila viagem ao Brasil envolve uma jornada de 17 dias e um barco em chamas. O clima do país lhe traz brotoejas, e a saudade da família o perturba. Mesmo com todos os problemas, os sonhos sustentaram seus pés em terra firme. “Não pense que chega, balança a árvore e as patacas caem. Tem que trabalhar”. Seguiu o conselho à risca. Acordava às três da madrugada para comprar produtos para abastecer sua mercearia. O esforço e ajuda dos amigos e familiares levaram-no ao mercadão de Madureira, onde pôde, além de se realizar, acompanhar e participar de todas as mudanças daquela região comercial.

Memórias do Comércio da Cidade do Rio de Janeiro Depoimento de Artur Leite Entrevistado por Fábio Campelo e Edvaldo de Melo Rio de Janeiro, 30/06/2003 Realização Museu da Pessoa Código: MCRJ_HV028 Transcrito por Elisabete Barguth Revisado por Ligia Furlan P/1 – Boa tarde, senhor Artur. V...Continuar leitura

Título: Pataca não dá em árvore!

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Artur Leite