A infância entre o interior do Paraná e Mato Grosso. O ensino médio longe dos pais, em Londrina. A dificuldade com a pressão do vestibular. O retorno para o Mato Grosso, na época da faculdade de Direito. A descoberta de sua bissexualidade e assexualidade. A decisão de morar em São Paulo. O trabalho voluntário na Teto, uma ONG relacionada à moradia digna. A participação no Coletivo Abrace, um coletivo de assexuais, e na ABRAI, a Associação Brasileira Intersexo. O dia a dia pós-pandemia.

imagens (11)

Tradição natalina

Reencontro

Festa

Orgulho

Bloco BiPanPoli+

Primeira visita

data (ou período): Ano 2016 Imagem de:

Segunda mãe

data (ou período): Ano 2013 Imagem de:

Alegria

Imagem de:

Voluntariado

Tradição natalina II

data (ou período): Ano 2022 Imagem de:

Tradição natalina

Richard, Rodrigo, Amanda, José, Ana, Inácio (a criança) e Walter, em foto de dezembro de 2018. Naquele dia, Walter e seus amigos começaram a tradição de fazer um almoço de Natal. Depois disso, normalmente todos viajam para encerrar o ano.

Reencontro

Walter, com Stéphane, uma amiga com a qual estudou quando criança e da qual é amigo até hoje, e a mãe dela, Maristela, que também foi professora de Walter quando ele era criança. As duas estavam visitando São Paulo, na época.

Festa

Walter com amigos em uma edição da festa VHS, em 2017. Na foto, Walter, Lucas, Marina, Wesley e Tércio.

Palavras-chave:

Walter na Casa da Luz, em um grupo reunido para discussões sobre assexualidade.

Orgulho

Walter e sua amiga Dani na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, em 2018.

Bloco BiPanPoli+

Foto na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, em 2018, quando Bloco BiPanPoli+ saiu pela primeira vez, reunindo pessoas Bi, Pan, Poli e Multissexuais.

Primeira visita

Foto da primeira visita de Stéphane, depois que Walter se mudou para São Paulo, em abril de 2016. Na foto, Walter, Stéphane e tia Maristela.

período: Ano 2016

Segunda mãe

Walter e Regina, mãe de sua amiga Pietra. Walter comenta que Regina é como uma mãe para ele.

período: Ano 2013

Alegria

Walter e seu afilhado, José Otávio, em foto de novembro de 2014.

Voluntariado

Walter em 2018, quando era voluntário da TETO, ONG na qual atuou por muitos anos, no setor jurídico-social. Ele comenta que também atuou como co-coordenador do jurídico-social da entidade, em São Paulo.

Tradição natalina II

Foto mais recente do grupo que se reúne em um almoço de Natal, em 2022. Walter comenta que o grupo cresceu nos últimos anos. Estão na foto, por fileiras: Ana, Andresa, Richard e Guilherme. Eloy, Arthur, Valentina, Juliana, Marianne, Dodó, Carlos, Walter e Yuri. Victor e José. Amanda e Rodrigo.

período: Ano 2022
Palavras-chave:

Conte sua história - Vivências LGBTQIAPN+ Entrevista de Walter Mastelaro Neto Entrevistado por Bruna Oliveira São Paulo, 18 de setembro de 2023 Entrevista nº PCSH_ HV1416 Realização: Museu da Pessoa Revisada por Genivaldo Cavalcanti Filho (00:24) P/1 - Walter, para começar eu queria que ...Continuar leitura

Título: Vamos falar sobre assexualidade e pessoas intersexo?

Data: 18/09/2023

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Walter Mastelaro Neto Editor: Mathilde Rousseaux Entrevistador: Bruna Ghirardello de Oliveira Coordenador: Lucas Torigoe Pesquisador: Genivaldo Alves Cavalcanti Filho Pesquisador: Bruna Ghirardello de Oliveira Vídeomaker: Alisson da Paz Autor: Museu da Pessoa