Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 9 de fevereiro de 2021

Paraná e seu shopping de autopeças

Esta história contém:

Paraná e seu shopping de autopeças

Vídeo

Aqui na cidade e em toda a região, todo mundo me conhece como Paraná, porque o nome da empresa é Paraná Autopeças e Acessórios. Às vezes eu falo meu nome, ninguém sabe quem é. Na verdade, eu me chamo José Aparecido Faustino, sou nascido no dia 26 de março de 1956, e estou com 64 anos. E eu vim do Paraná. Trabalhava no Paraná, numa loja pequena de autopeças, mas aí eu acabei indo pra São Paulo e fui trabalhar em autopeças também lá; e depois eu acabei vindo pra Bauru, pois eu tinha uma tia que morava aqui.

Em 1979 eu comecei com uma loja pequenininha, tinha cem metros quadrados, eu e meu primo. Meu primo se chama Sandro e veio trabalhar comigo quando tinha 14 anos de idade. Hoje ele é meu sócio aqui na empresa. Na verdade, quem toca a parte de peça, hoje, é ele. Eu fico mais na administração. E nós hoje estamos aqui com 82 funcionários, em uma loja com 3,5 mil metros de área total construída. Temos estacionamento pra 50 carros e fizemos dessa pequena loja de antes um verdadeiro shopping, não é? A gente tem acessórios, tem mercado, tem televendas também, vendemos pras oficinas da região, pra Botucatu, Jaú, Pederneiras, Piratininga, Lençóis, Agudos, Duartina... a gente faz um raio de cem quilômetros aqui.

Mas quando eu era criança, meu pai era lavrador. Meu pai tinha um pequeno sítio lá no Paraná, uma pequena terra. Eu sou nascido na cidade de São Jorge do Ivaí, perto de Maringá. Depois, quando eu tinha seis anos de idade, meu pai foi pra Jesuítas, uma cidade perto de Cascavel. Meu pai tinha um pequeno sítio lá também, onde a gente plantava café, e eu fiquei com ele na lavoura até os 17 anos. Quando eu completei 17 anos, eu fui trabalhar numa pequena autopeças que tinha na cidade. Aí eu fiquei lá até os 20 anos, trabalhando nessa autopeças. Depois eu fui pra São Paulo e acabei arrumando um serviço numa rede de lojas que tinha no ABC, a Tropical Autopeças. E aí, eu fiquei lá...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio 2020-2021 – Módulo Bauru

Entrevista de José Aparecido Faustino (Paraná)

Entrevistado por Guilherme Foganholo e Cláudia Leonor

Bauru, 9 de fevereiro de 2021

Entrevista HV024

Transcrito por Selma Paiva

P1 – Boa tarde, então, Paraná!

R1 – Boa tarde!

P1 – É assim que você gosta de ser chamado, então? Paraná, é assim que você é conhecido?

R1 – É, aqui na cidade e em toda a região aqui todo mundo me conhece como Paraná, porque o nome da empresa é Paraná Autopeças e Acessórios. Então, eu acabei ficando conhecido como Paraná. Às vezes eu falo meu nome, ninguém sabe quem é. Então, por isso que eu falei pra você: coloca Paraná, que daí o pessoal me conhece.

P1 – Entendi. Bom, obrigado aí oficialmente, então, por você aceitar o nosso convite, tá?

R1 – Eu que agradeço.

P1 – A gente vai começar aqui, então, eu vou pedir pra você repetir o seu nome completo e o local e a data do seu nascimento, Paraná.

R1 – Eu me chamo José Aparecido Faustino, sou nascido no dia 26 de março de 1956, estou com 64 anos. Pertinho pra fazer 65 anos. E eu vim do Paraná, né? Trabalhava no Paraná, numa loja pequena de autopeças, aí eu acabei indo pra São Paulo e fui trabalhar em autopeças também lá em São Paulo e depois eu acabei vindo, tinha uma tia que morava aqui em Bauru, acabei vindo pra Bauru. Em 1979 eu comecei com uma loja pequenininha, tinha cem metros quadrados, eu e meu primo. Meu primo se chama Sandro e ele veio trabalhar comigo, ele tinha 14 anos de idade e hoje ele é meu sócio aqui na empresa. E, na verdade, quem toca a parte de peça, hoje, é ele. Eu fico mais na administração. E nós hoje estamos aqui com 82 funcionários, estamos com uma loja hoje com três mil e quinhentos metros de área total construída, temos estacionamento pra cinquenta carros e fizemos dessa pequena loja, hoje é um shopping, né? A gente tem acessórios, tem mercado. Eu não sei se vocês foram no...

Continuar leitura

Título: Paraná e seu shopping de autopeças

Data: 9 de fevereiro de 2021

Local de produção: Brasil / Bauru

Entrevistador: Guilherme Dias Foganholo
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios