Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Aziz Nacib Ab'Saber
Por: Museu da Pessoa, 13 de junho de 2000

Para além da paisagem

Esta história contém:

Para além da paisagem

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memória Vale do Rio DoceDepoimento de Aziz Nacib Ab’Saber Entrevistado por Rosana Miziara e José Carlos VilardagaSão Paulo, 13 de junho de 2000Realização Museu da PessoaEntrevista CVRD_HV048Transcrito por Magno José Duarte CândidoRevisado por Teresa de Carvalho MagalhãesP/1- Professor, vamos começar perguntando o nome do senhor completo, o local e data de nascimento.R- O meu nome é muito árabe, apesar de que minha mãe era brasileira. O nome que o meu pai me registrou no cartório da cidadezinha de São Luís do Paraitinga, onde eu nasci, foi Aziz, filho de Nacib, Nacib da família Ab’Saber. E aí eu fiquei com esse nome de sheik árabe, Aziz Nacib Ab’Saber.P/1- Que ano que o senhor nasceu?R- Eu nasci em 1924, em outubro de 1924, e hoje eu estou, evidentemente, com 76 anos incompletos.P/1- E o senhor pode nos falar um pouco assim a origem familiar do senhor?R- Pois não. A vida de uma pessoa de 76 anos é muito difícil de ser contada porque tem episódios e tem volteios e fases muito diferentes. Mas meu pai, que se chamava Nacib José Yunes era de uma família camponesa do Vale do Beca, lá no Líbano. Esse mesmo que hoje tem problemas muito sérios de fronteiras com países vizinhos. E ele, desde mocinho, se dedicou mas a serviços do que à vida camponesa. E trabalhava numa cidade importante, que tem próximo da vila dele, a uns 30 quilômetros ao norte, que é Zahlé, e de Zahlé ele transpôs o maciço do Monte Líbano, descendo para Beirute. E em Beirute o menino isolado, trabalhava no mercado municipal, fazendo serviço entre lojas, e também se educando um pouco, porque ele era muito simpático e muita gente o apoiou, tanto no ensino da língua árabe como também em certas coisas que ele teve até muitos anos de vida. Por exemplo, esgrima oriental, que ele aprendeu lá com as pessoas que ficavam próximo do mercado. Esta questão do mercado é curiosa porque no ano retrasado eu consegui, pela primeira vez, ir ao Líbano e à... Continuar leitura

Título: Para além da paisagem

Data: 13 de junho de 2000

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Entrevistador: José Carlos Vilardaga
Personagem: Aziz Nacib Ab'Saber
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios