Em seu depoimento Frederico fala sobre sua ascendência, parte alagoana, parte pernambucana. Filho de pais professores recorda as mudanças da família para Brasília e depois para São Paulo por motivos profissionais. Lembra dos períodos em que morou nos Estados Unidos, como escolheu o curso de Física e como desistiu dele para formar-se em Letras. Como professor de português e literatura lecionou em vários colégios. Poeta e ensaísta, Frederico fala da dificuldade de publicar suas poesias. Relembra como foi convidado em 2004 para dirigir a Casa das Rosa, as dificuldades do início e como transformou no Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Nasci em Recife, Pernambuco, no dia 20 de fevereiro de 1961. Meu pai nasceu em Recife, minha mãe nasceu no Rio de Janeiro, a família dela é de Alagoas, mas ela nasceu no Rio de Janeiro e logo cedo foi para Alagoas e cresceu lá. Nome da minha mãe é Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, do meu pai Jo...Continuar leitura

P/1 – Frederico, você pode falar o seu nome completo, local e data de nascimento? R – Frederico Tavares Bastos Barbosa. Nasci em Recife, Pernambuco, no dia 20 de fevereiro de 1961. P/1 – Federico, e seus pais são de Recife? R – Meu pai nasceu em Recife, minha mãe nasceu no Rio de Janei...Continuar leitura

Título: Paixão pela poesia

Data: 17/04/2014