Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Renato Caramori
Por: Museu da Pessoa, 15 de abril de 2021

Os mais de 50 anos da Sorveteria do Geraldo

Esta história contém:

Os mais de 50 anos da Sorveteria do Geraldo

Vídeo

Meu nome é Renato Caramori, e eu nasci em Ribeirão Preto, no dia 3 de dezembro de 1964. Meu pai e o irmão mais velho haviam arrendado umas terras para o plantio de hortaliças e batatas, por isso ele foi para Franca um período e depois voltou a São José da Bela Vista. Foi quando meus pais se conheceram e se casaram, em São José da Bela Vista, Franca.

Mas eles tiveram um problema com geada, então ele juntou algum dinheiro, e veio para Ribeirão tentar algo novo para melhorar essa situação, e entrou como empregado numa sorveteria chamada Oscarino. Aí, depois de um tempo, ele resolveu montar a própria sorveteria; ele saiu e alugou um ponto na Rua General Osório, número 71. Meses depois, veio um outro funcionário da primeira sorveteria, que é o José Aparecido Cândido, e ele está conosco até hoje. Nós temos um carinho especialíssimo por ele. Aliás, por todos os funcionários. São pessoas que herdaram a sorveteria. Eu tenho um respeito enorme por eles todos. Vivem muito bem, apesar de ser um comércio simples.

Eu digo que a sorveteria parece um comércio antigo por fora, mas é moderna por dentro. Todos... todos vivem bem. Não só eu, mas todos. Meu pai teve essa visão, de não querer só para ele. Isso fez com que perdurasse. Vocês estão fazendo a pesquisa de um comércio que ficou 56 anos em pé. É difícil.

E ele inaugurou essa sorveteria com pouco dinheiro; na época ele não tinha dinheiro nem para pôr letreiro. Eles pintaram: “Aqui, breve, uma sorveteria”. Mas o meu pai tinha uma mão muito boa para cozinha, ele aprendeu muito bem. Ele começou a criar receitas próprias, ele fazia um sorvete, com aquele vermouth Florio. Existe até hoje, é bem caro hoje em dia. Ele fazia o crocante com torrone especial e sorvete de coco. Tudo era muito mais difícil. Até ontem, eu lembrava com o Zé que a gente não tinha um fornecedor, porque tudo que se faz na sorveteria, os sorvetes de frutas,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020-2021

Entrevista História de Vida HV_050

Renato Caramori - Sorveteria do Geraldo

Entrevistado por Luís Paulo Domingues e Cláudia Leonor

15 de abril de 2021

Transcrito por Selma Paiva

P1: Bom, ‘seu’ Renato, para começar, eu queria que o senhor falasse o seu nome completo, a data de nascimento e o local que o senhor nasceu.

R1: Meu nome é Renato Caramori, eu nasci em Ribeirão Preto, no dia 03 dezembro de 1964 e resido aqui até hoje, com eventuais deslocamentos. Morei algum tempo em São Paulo, mas vivo aqui desde 1964.

P1: Muito bom. E qual que é o nome do seu pai e da sua mãe? Mesmo falecidos, já.

R1: Meu pai é falecido, se chamava Geraldo Caramori e minha mãe Neide Rigoni Caramori.

P1: Legal. E você...

R1: Naturais de...

P1: Dá onde que eles são? Pode falar.

R1: ... de Franca e São José da Bela Vista.

P1: Sim.

R1: Que são cidades próximas aqui. Você deve conhecer bem.

P1: Sim, sim. E os seus avós? O senhor conheceu os seus avós?

R1: Sim, sim. Ambos de __ (01:39), tanto os paternos quanto os maternos, eu os conheci e tive um convívio __(01:49) num tempo razoável, mas conheci e consegui apreender um tanto da vida deles. A minha avó, inclusive, a minha avó materna, muitos têm bisavós, que vieram da Itália, bisavós, mas os meus avós é que vieram da Itália. Isso é bem engraçado, eu sou praticamente a segunda geração...

P1: No Brasil.

R1: ... no Brasil, desses italianos que viviam na região de... é o norte da Itália, Treviso.

P1: Sim, sim.

R1: Né? Então, tanto o meu pai também teve essa situação, é bem engraçado isso. E, na Itália, esses meus bisavós, viviam também próximos. Isso é bem... é uma curiosidade, até uma curiosidade que...

P1: Será que eles já se conheciam, lá?

R1: Não se conheciam, vieram a se conhecer aqui na região.

P1: E o senhor sabe... assim, para ficar registado na entrevista, o senhor lembra do nome deles? Tanto paterno quanto...

Continuar leitura

Título: Os mais de 50 anos da Sorveteria do Geraldo

Data: 15 de abril de 2021

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Personagem: Renato Caramori
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios