Lucinda nasceu no Distrito Federal é a primogênita de catorze filhos. Após uma curta e feliz infância na casa da avó, sua mãe a leva de volta com o intuito de fazê-la ajudar criação dos outros irmãos. Foge de casa pela primeira vez aos dez anos por não suportar as agressões do padrasto. Sem poder continuar os estudos trabalhou como doméstica em algumas casas e, aos catorze anos, engravidou do seu primeiro filho. Ao se recusar a abortar foi abandonada pelo parceiro antes de ter o bebê. Lucinda teve, ainda, mais dois relacionamentos marcados por agressões, espancamentos, denúncias, dificuldades financeiras e abandono. Após perder a visão devida a uma agressão, recebeu ajuda de uma associação de deficientes e conseguiu um quiosque onde pudesse trabalhar e criar os oito filhos. O choque surge quando descobre que um de seus filhos fazia uso de crack e sofria exploração sexual nas ruas para sustentar o vício. Procurou ajuda em diversas instituições públicas de assistência ao menor, até que, com a ajuda de psicólogos e assistentes sociais, consegue encaminhar dois filhos ao Projeto ViraVida. Depois de perceber uma mudança positiva no comportamento dos jovens, é otimista em relação ao restabelecimento da estrutura familiar e sonha com um futuro próspero para todos.

Eu sou a primeira de catorze filhos. Quando a minha mãe me teve, ela tinha apenas doze anos, era uma criança. Por isso, ela teve que me levar pra casa da minha avó, que me criou até os seis anos. Esse tempo foi maravilhoso, minha avó só tinha eu de netinha. Os meus tios eram já adolescentes e...Continuar leitura

Projeto Vira Vida Depoimento de “Lucinda” Entrevistada por Fernanda Prado Brasília, 21/06/2012 Realização Museu da Pessoa Entrevista VV_HV04 Transcrito por Marcia Fernandes / MW Transcrições (Mariana Wolff) Revisado por Ana Calderaro Nesta entrevista foram utilizados nomes fantasia para pr...Continuar leitura

Título: Olhares para uma nova vida

Local de produção: Brasil / Brasília