Bispo começa falando de sua família baiana de São Felipe e de sua infância difícil nessa cidade, onde teve que tomar conta de seus irmãos mais novos quando da morte de seus pais, aos seus 12 anos. Sem muito espaço para brincadeiras, conta como foi criar sua família e sua entrada no comércio da região, passando depois para uma quitanda na cidade de Salvador, em sua juventude. Então, fala de seu crescimento no ramo e sua mudança para São Paulo, onde passou a trabalhar no Mercado Municipal. Conta também de seu aprendizado na época e de sua passagem para a Zona Cerealista, contratado como vendedor na Casa Flora. Em seguida, ouvimos sobre seus conhecimentos acerca de vinho, àrea que domina como poucos, e também sobre a mudança no gosto dos clientes. Por fim, Bispo nos fala sobre sua família em São Paulo e de seus sonhos.

Meu nome é José Bispo das Neves, nascido em nove de maio de 1949, em São Felipe, Estado da Bahia. A minha mãe, Matilde Correa Caldas, meu pai não aparece o nome no documento, mas ele chamava Profiro Bispo das Neves. Meus pais são da mesma região, também da cidadezinha de São Felipe na Bahia...Continuar leitura

P/1 – Seu Bispo, primeiramente, eu queria agradecer pelo tempo e pela disposição do senhor. Agradecer muito. E vamos começar, então, perguntando seu nome completo, a data e o local de nascimento do senhor. R – José Bispo das Neves, nascido em nove de maio de 1949, São Felipe, Estado da Ba...Continuar leitura

Título: O sommelier de São Felipe

Local de produção: São Paulo