Facebook Info Ir direto ao conteúdo

O requinte do Palacete 1922

Esta história contém:

O requinte do Palacete 1922

Vídeo

Sou Carlos Eduardo Lopes, nascido no dia 4 de novembro de 1960, na cidade de Ribeirão Preto. Meu pai é João Adriano Lopes, e minha mãe é Marli Silva Lopes. O meu pai era da Polícia Militar, bombeiro, e minha mãe era dona de casa. O meu avô paterno, José, veio de Portugal quando era criança e se estabeleceu em Ribeirão Preto. A minha avó materna, Amália, tinha pais italianos.

Quando eu era criança, Ribeirão Preto era uma cidade pequena. A gente costumava ficar muito nos sítios no final de semana, com aquela comida de sítio, com galinha, porco, verduras... essa era a tradição. A minha rua era asfaltada só até um quarteirão passando a minha casa, porque depois já eram ruas de terra. Tinha muitas casas em que o chão era de solo batido ou mesmo de tijolos. E na maior parte do tempo era futebol a brincadeira preferida, porque a gente fazia campinho, mas também tinha bolinha de gude e aquele esporte que a gente chamava de bets. E era uma época de a gente explorar os lugares, ir atrás de pés de frutas, subir em mangueira, em goiabeira.

Eu fui pra Escola José Martiniano de Souza, que era conhecida como Industrial, pois é uma escola técnica estadual. De manhã eu tinha o currículo normal do ginásio, à tarde eu tinha aulas de marcenaria. Quando terminei o ginásio, fui pra escola de cadete do exército em Campinas. Aí eu já era suficiente economicamente, porque eu tinha onde morar, eu recebia um salário. Fiquei nessa escola militar por três anos, porque meu pai era militar, e desde criança eu queria ser militar. Mas durante o curso, eu fui vendo que aquilo não era a minha vocação. E como eu tinha facilidade com exatas, gostava de desenhar, falei: “Vou fazer Engenharia, né?” Então, eu prestei vestibular e fui fazer Engenharia Civil na Unicamp, cujo campus era em Limeira.

Trabalhei como engenheiro e comecei a dar aula à noite, de Matemática, numa escola técnica lá em Limeira. Aí eu...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio 2020-2021 – Ribeirão Preto

Entrevista de Carlos Eduardo Lopes

Entrevista MCHV_033

P1 – Carlos, primeiro eu gostaria de te agradecer muito por ter aceitado o convite. O Memórias do Comércio é um projeto de longa data, do Sesc e do Museu da Pessoa, desde 1994, já passou por muitas cidades do estado de São Paulo e esse ano nós estamos fazendo Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. E todo projeto Memórias do Comércio as entrevistas ficam no portal do Museu da Pessoa, que é o maior museu de história de vida do mundo e fica também no Sesc, _________ (01:01) pelo Sesc e geralmente... esse ano é atípico, né, por causa da pandemia, mas sempre, cada projeto Memórias do Comércio, de cada cidade, dá origem a um livro bem legal do Sesc, que eu acredito que, acabando a pandemia, a gente vai conseguir fazer. É um livro da editora do Sesc, bem chique, bem legal, qualidade muito boa, com o resumo de tudo isso que você vai falar pra gente aí, vai estar quando for lançado, esperamos. Então, eu vou fazer uma claquete aqui, pra começar. Então, vamos lá!

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020/2021

HV – História de Vida 033

Carlos Eduardo Lopes – Palacete 1922

Transcrito por Selma Paiva

Carlos, pra começar, eu queria que você dissesse seu nome completo, a data de nascimento e o local que você nasceu.

R1 – Carlos Eduardo Lopes, eu nasci no dia 4 de novembro de 1960, na cidade de Ribeirão Preto.

P1 – Legal. E qual o nome do seu pai e da sua mãe?

R1 – Meu pai é João Adriano Lopes e minha mãe Marli Silva Lopes.

P1 – E você teve contato com seus avós? Você sabe o nome de todos eles?

R1 – Sei. Da minha mãe é Amália e José e do meu pai é Rosa e José também.

P1 – E seus avós já moravam em Ribeirão Preto ou eles vieram de fora, em alguma imigração ou vieram de outro ______ (03:07) do Brasil?

R1 – O meu avô paterno veio de Portugal quando era criança e...

Continuar leitura

Título: O requinte do Palacete 1922

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Personagem: Carlos Eduardo Lopes
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios