Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: , 16 de junho de 2021

O que foi e o que será – Entre memórias, laboratórios e projeções

Esta história contém:

O que foi e o que será – Entre memórias, laboratórios e projeções

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

Um pequeno excerto sobre a vida de Ricardo

Graças ao trabalho desse laboratório, a gente acabou de instalar ali na usina de Itumbiara um ensaio de hibridização, onde dentro de uma usina hidrelétrica a gente tem também geração solar, fotovoltaica, apoiadas em solo e flutuante no espelho da água do reservatório, e isso, conjugado também com uma unidade de produção de hidrogênio, que vai aproveitar, eventualmente, o excedente de água.

Você tinha laboratórios em campo, aqueles que ficavam na linha do canteiro de obras e o Laboratório Central, que ficava em Aparecida de Goiânia. Ensaios mais simples, você fazia no laboratório de campo. Você tem na linha de frente um trabalho menos complexo do ponto de vista técnico, que te dá respostas mais imediatas, mas menos precisas. Pesquisas estruturais, trabalhos de maior complexidade, para antever problemas com décadas de antecedência, são realizadas no Laboratório Central.

O Laboratório Central possui equipamentos de maior sofisticação, por exemplo, microscópio a laser... A gente tem um aparato tecnológico importante, exatamente para garantir o sucesso do empreendimento.

Nesse período em que eu entrei, estava começando a revolução da informática, e era um problema cultural engraçadíssimo, porque muita gente gostava de fazer a conta na calculadora, na planilha, preenchendo a mão. Eu cheguei como estagiário, inocente, falei assim: “Vamos informatizar isso aqui, eu faço na minha calculadora, Cássio FX850P, tinha 16 K de memória, olha só que potência, 16 k!” E eu fazia programas para automatizar cálculos... quase fui enxovalhado!

O pessoal não queria renunciar à calculadora, mas de jeito nenhum! Naquela época, foi quando começaram a introduzir os computadores, isso em meados da década de 90. Vários colegas conferiam a planilha eletrônica que o computador fazia, era engraçadíssimo! Foi um período de muita transformação, de adaptação de cultura, o pessoal...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Ricardo Marques

Entrevistada por Danilo / Daniela

16/06/2021

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista número FUNAS_HV014

Transcrito por Aponte

0:00

P/1 - Gostaria muito de agradecer a sua presença, participar do projeto. Gostaria de agradecer em nome de Furnas e do Museu da Pessoa, muito obrigada.

R – Danilo, o prazer é todo meu. Uma alegria poder estar aqui, compartilhar um pouco da história de vida com vocês, e vamos em frente.

0:36

P/1 - Eu gostaria que você falasse seu nome completo, o local, e a data do seu nascimento, por favor?

R - Ricardo André Marques, nascido aos 17 dias de outubro de 1967, na cidade de Goiânia, em Goiás.

0:52

P/1 - Você conhece os seus avós? Você conhece a história da sua família?

R - Conheço sim a história dos meus avós. A minha família tem uma história ligada ao desenvolvimento da região central de Goiás. Tanto meus avós paternos, quantos meus avós maternos, tinham uma história de vida ligada à construção da Rede Ferroviária Federal, agora nos tempos mais recentes. A época a denominação era outra, mas foi uma via logística super importante, do início, da primeira metade do século passado. Que teve um papel fundamental no crescimento econômico, no desenvolvimento aqui do estado em que eu nasci, do Estado de Goiás. A época nós não tínhamos a mesma malha rodoviária, do ponto de vista de integração econômica, principal integração econômica se dava por ferrovia. E os meus avós maternos, e os meus avós paternos, tinham histórias de vida, pelos meus avós né. As matriarcas, as avós, eram donas de casa. E os meus avôs, ambos trabalharam na Rede Ferroviária Federal, na construção dessa interligação logística com a região central do Brasil, naquela época. Primeira metade do século passado, e toda história de vida ligada à Rede Ferroviária Federal, a construção dessa nova, da época, daquela integração logística de transporte econômico, que foi super...

Continuar leitura

Título: O que foi e o que será – Entre memórias, laboratórios e projeções

Data: 16 de junho de 2021

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios