Ir direto ao conteúdo
Personagem: Luiza Gallo Favareto
Por: Luiza Gallo Favareto, 31 de julho de 2020

O poder do livro

Esta história contém:

O poder do livro

Depois de muito pensar, por me considerar uma pessoa que não é muito apegada a objetos - sem contar as cartas - pensei em um objeto que considero significativo para mim: um livro! "Cartas a um jovem poeta" é sem dúvida um dos meus livros favoritos, além de ser um objeto que faria questão que me acompanhasse em diferentes fases da minha vida e em nos diferentes lugares da minha caminhada.

Como já disse no começo, sou doida por cartas, e esse livro une correspondências com poesia.

Esse é um daqueles livros quase todo rabiscado, grifado e anotado, gosto assim.

Esse livro é significativo para mim por diferentes motivos, mas o primeiro trata-se de ter sido uma indicação de uma amiga-irmã querida demais, há muitos anos; o segundo motivo trata-se por ser justamente um livro, e por si só comporta a magia de poder ser interpretado e por poder tocar o leitor de diversas maneiras e nunca se esgotar de sua compreensão.

Dependendo do momento da vida, do dia, ou do instante em que lê, você pode interpretar ou receber a informação de uma maneira, e isso é enriquecedor demais.

E por fim, simplesmente por tratar-se de Rilke, um dos poetas mais espetaculares e imensos que já li.

Diria que foi essencial reler esse livro nesse momento de pandemia, pois ele me ajudou a entender que apesar de muitas coisas aqui dentro, existe o lá fora, e vice-versa.

A vida é composta por esses dois mundos, juntos, e um depende do outro, porque dependendo de como você está aqui dentro, você será influenciado a olhar de uma determinada maneira lá para fora.

Realmente acredito que precisamos tocar e deixarmos ser tocados, e sim, esse livro é uma entrega.

Sem dúvida nenhuma esse é o momento mais louco que já vivi, no sentido de cada dia levar pelo menos um caldo e vivenciar em um único dia um turbilhão de sentimentos, tudo isso sempre colocando a prova de que precisamos de silêncio e barulho para nos... Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios