Em vez de simplificar seu nome, o apelido de Maria de Lourdes impõe ainda mais respeito: Tia Maria do Jongo da Serrinha. Nascida no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro, ela vive no Morro da Serrinha desde a época em que era obrigada a ir para a cama enquanto os adultos praticavam o jongo – as crianças só puderam entrar na roda quando se percebeu que aquela tradição estava sendo esquecida. Desde então, Maria se dedica a praticar e a ensinar aos mais novos de hoje o que aprendeu com os mais velhos de seu tempo. Ela ganhou o título de mestre griô exatamente por guardar e transmitir seus saberes, além de suas muitas histórias. Uma delas, aliás, é especial: ao lado dos irmãos, ela fundou, em 1947, a famosa escola de samba Império Serrano.

Foi em 47. Estava casada, com uns 30 e tantos anos já. Meus irmãos, nós saíamos, tinha uma escola de lá. Às vezes, tinha uma escola de samba, trazendo a Serrinha. Mas essa escola de samba, a Serrinha, só tirava em décimo, em quarto, em quinto, décimo [lugar]. Teve um ano em que ela foi para...Continuar leitura

Lágrimas de chuva

Personagem: Fabiano de SouzaAutor: Museu da Pessoa

Todo teatro é político