Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Coleção Alagados, 29 de dezembro de 2020

O meu caixão fúnebre vai sair daqui

Esta história contém:

O meu caixão fúnebre vai sair daqui

(...) Os meus filhos tem um desejo muito grande de me retirarem daqui, dessa casa, desse local. A minha filha argumenta que já deu, não tem mais condição de continuar morando por aqui, que preciso estar num bairro melhor, mais bem estruturado, com menos violência. O meu filho também manifesta o desejo de me levar para outra cidade, onde ele trabalha. Eu sempre digo a eles que só vou me retirar daqui para a minha morada final, o meu caixão fúnebre vai sair daqui, desta morada porque é uma questão de sentimento que me une a este lugar. E olha que eu não nasci aqui e nem sei explicar a origem deste sentimento. Penso que é um sentido de construção mesmo, pois parte da minha vida foi construída aqui, entendeu? Por conta de todos os ciclos da minha vida neste cenário. Foi aqui onde pude ser proprietária de um imóvel; pude criar os meus dois filhos; receber o nascimento da minha neta; onde mantive meu casamento durante 28 anos; onde teci a maior rede de amigos que jamais imaginava ter. Minha família consanguínea é pequena, mas a família do coração é extensa demais. Foi aqui que quando chegou o momento de aguentar os maiores pesos da minha vida, pude encontrar alguém que me deu força para suportar dignamente. Aqui tenho as minhas amigas, o grupo de oração, as pessoas com quem eu convivo. Hoje eu posso dizer que possuo uma nova família dentro da minha igreja. Eu tenho muitos amigos fora daqui também: colegas de trabalho, as pessoas da associação de aposentados da qual faço parte como uma das diretoras e os meus familiares. Nós colocamos muitos amigos na jornada da nossa vida, mas a gente escolhe, assim, de ponta de dedo aqueles que podemos chamar de irmão mesmo, aquele que faz questão de viver a vida da gente. Então, em todos os momentos, assim, de dor, de sofrimento, de faltar forças, eu sempre fui alentada por eles. E quando eu passo por qualquer dificuldade sempre tenho quem ore por mim. Agora mesmo estou vivendo uma situação...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios