Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 19 de maio de 2023

O meu alicerce é a luta das mulheres

Esta história contém:

O meu alicerce é a luta das mulheres

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: A Economia Solidária na Vida das Pessoas

Entrevista de Francisca Eliane de Lima

Entrevistada por Lucas Torigoe

Entrevista concedida via Zoom (São Paulo/Mossoró), 19/05/2023

Entrevista n.º: IPS_HV008

Realizada por Museu da Pessoa

P/1 – A gente sempre começa com uma pergunta muito complicada, que é a seguinte: qual é o seu nome completo? Quando você nasceu? E em que cidade, por favor?

R – Meu nome é Francisca Eliana de Lima, eu nasci no dia 24 de abril de 1973. E eu sou de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte.

P/1 – Neneide, você ouviu falar da história de quando você nasceu, ou de como é que foi a sua gestação? Seus pais falaram, alguém da sua família te falou sobre isso?

R – Sim! Eu nasci em casa, eu não nasci na maternidade, eu nasci, minha mãe teve eu em casa. O período de gestação… Eu tenho um irmão, já tenho irmão antes, que nasceu primeiro que eu. E minha mãe teve um caso com meu pai, não era casada. O primeiro marido dela é uma história muito engraçada, é muito popular dizer isso, ela casou também muito cedo, com dezessete anos. Quando meu irmão, com quatorze dias de nascido, o pai dele sumiu, nunca mais voltou. E aí, mamãe teve um caso com meu pai, depois de cinco anos do meu irmão ter nascido. E aí, minha mãe teve um caso com meu pai e me teve. Meu pai tinha outra família e eu não fui criada com ele. Eu lembro muito da minha infância, mamãe trabalhando, mamãe trabalhava numa tecelagem em Mossoró. E meu irmão que sempre ia me deixar na escola, eu lembro, assim, vagamente que meu irmão ia me deixar na creche. E mamãe colocava uma pessoa para cuidar da gente, para ela poder trabalhar, para poder sustentar eu e meu irmão. Eu lembro muito disso! E quando eu tinha 5 anos, minha mãe casou de novo. Meu irmão já tinha 10, meu irmão já trabalhava e ele já não quis, não aceitava o casamento da minha mãe, ele foi morar com a minha avó, porque ele não queria que minha mãe casasse...

Continuar leitura

Título: O meu alicerce é a luta das mulheres

Data: 19 de maio de 2023

Local de produção: Brasil / São Paulo/mossoró

Entrevistador: Lucas Torigoe
Vídeomaker: Alisson da Paz
Editor: Lucas Torigoe
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios