Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Vídeo

P1 - Bom, então agora gravando, né, vou pedir pra você repetir o seu nome completo, o local e a data do seu nascimento.

R – Meu nome é José Henrique dos Santos, né, hum, moro em Lençóis, rua da Bela Vista, número 36, bairro Altina Alves. E hoje sou guia de turismo, cheguei aqui por volta de 17 anos de idade, né, e praticamente tô aí envolvido à seita, esse ano to passando pelo um estágio e praticamente já assumindo a casa do meu ex-pai de santo, aí junto a um grupo que faz parte da Associação Palácio de Ogum. E aí junto do Grão de Luz, uma grande parceria de trabalho, né? E no Grão de Luz eu faço papel de _____ e estamos aí juntos, trabalhando o dia a dia.

P1 - Então tá. Vamos voltar um pouquinho, assim. Seu apelido é Muçum, né?

R – Isso.

P1- Como é que veio esse apelido?

R – Esse apelido de Muçum foi, é devido, foi devido à minha vivência em Lençóis, porque eu fui assim o tipo de uma pessoa, e ainda faço parte um pouco ainda, de estar em todos os folclores, sabe? Em todas as festas eu estava. Quadrilha eu tava por ali, jogo de futebol eu estava por ali, é, mutirão, eu pelo meio, passeio em trilha. E aí eu tenho uma irmã que chama Carminha, ela levou o nome de Xuxa Preta, que era eu e ela que fazia toda essa correria, né, pela cidade, e aí ela levou o nome de Xuxa Preta e eu carreguei o nome de Muçum, dois artistas, né? E aí quando eu trouxe esse nome, eu ainda fiz até uma brincadeira, Muçum, que grande artista Muçum, né, que existiu primeiro, que era Muçum do Rio de Janeiro, né, trabalhava com Didi, e aí eu passei a ser assim um vilão na cidade, em tudo eu tava. Só em quadrilha que festa junina, eu fui campeão em quadrilha oito anos. E futebol, hoje eu sou federado, trabalho pela Federação Baiana, e aí pegou esse apelido de Muçum que tá aí hoje na ativa e praticamente, não, é assim um apelido que tem quase nome registrado no Lençóis. O pessoal chega em Lençóis e...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As várias histórias de Santo Ângelo
Vídeo Texto
SAGA DE UM IMIGRANTE - I
Texto

João Ivo Caleffi

SAGA DE UM IMIGRANTE - I
Do chão de fábrica à política
Texto
Santo Ângelo, entre a história e o turismo
Vídeo Texto

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.