Nascido na pequena cidade de Sena Madureira em 1922, nesta entrevista ao Museu da Pessoa, Mário da Gama Kury narra a trajetória da família cujo início se deu com a vinda do pai libanês para o Norte do Brasil, na época em que “a borracha valia ouro”. Recorda-se de momentos especiais na infância, como a viagem de navio pelo Rio Acre em que a família deixou a cidade natal, e da influência da avó que o incentivou a estudar. Durante algum tempo, Mário Kury trabalhou e estudou arduamente para sustentar a família. Com satisfação, realizou o sonho de ser advogado, pois contou com o apoio de Francisco Clementino de San Tiago Dantas. Por fim, conta como ingressou na Companhia Vale do Rio Doce e valeu-se de suas habilidades literárias para colaborar com a história da instituição.

Projeto Vale Memória Depoimento de Mário da Gama Kury Entrevistado por Paula Ribeiro e José Carlos Vilardaga Rio de Janeiro, 02/08/2001 Código: CVRD_HV091 Realização Museu da Pessoa Transcrito por Andrea Afonso Revisado por Joice Yumi Matsunaga P/1 – Paula Ribeiro P/2 – José Carlos Vil...Continuar leitura

Título: O literato da Companhia

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Mário da Gama Kury