Jurema lembra da infância difícil na favela do esqueleto (RJ) onde a família viveu até serem removidos, na década de 1960, durante o período do governo de Carlos Lacerda, para a favela da Nova Holanda/Maré. Lembra que a avó “passava o olho” nela e nos irmãos enquanto a mãe ia trabalhar como doméstica na Zona Sul. Conta das transformações no bairro, a chegada do asfalto, a troca para a luz elétrica.  Ainda jovem aprendeu a costurar e a fazer cabelo e rememora as filas, na porta de sua casa na Nova Holanda, nos anos 1980 e 1990, feitas por meninas e mulheres procurando pelos serviços de alisamento de cabelo com pente quente, prática e conhecimento adquirido por dona Noca Tem memórias sobre o bloco “Unidos da Nova Holanda”, coordenado pelo Adevanir, e que fazia os ensaios na quadra na Rua A. Noca desfilava na ala das baianas. Componente da Escola de Samba Gato de Bonsucesso (derivada do bloco da Nova Holanda), ajudava na arrumação da quadra e na feitura das comidas nos dias de evento. Também fazia o cabelo das mulheres para o desfile. Cabeleireira e costureira, tem 6 filhos, todos nascidos na Maré.

Eu sempre gostei de costurar, desde nova, desde pequena. Eu ia lá em Bonsucesso no Chepinha, que só vendia tecido, eu comprava tecido ali e eu mesmo fazia minha roupa. Fazia roupa até pra minha mãe. Fazia vestidinho, que minha mãe gostava muito de vestido, mas tinha que ter um babadinho aqui e ...Continuar leitura

Entrevista de Jurema Onofre de Souza Entrevistada por Paula Ribeiro / Stefany Vital da Silva 27/07/2021 Realização: Museu da Pessoa Projeto: Mulheres da Maré Dignidade Resiliência e Arte Entrevista MDRA_HV003 Transcrição Revisada 01:32 P/1 - Bom dia Dona Jurema. Muito obrigada por ter ...Continuar leitura

Título: O Gato está fazendo falta

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro