Em sua entrevista, Pedro Viana Guajajara, nos conta a respeito sobre as dificuldades vividas na infância na aldeia Piçarra Preta, onde nasceu, se criou e vive até os dias de hoje. Do passado, destaca a pobreza e a insegurança alimentar vivida pelos povos indígenas, sobretudo na década de 70 e 80, e de como seus parentes não tinham apoio das entidades que deveriam salvaguardar seus direitos. Sobre a família nos fala da luta da mãe para dar conta de criar de filhos em meio a tanta dificuldade, e que ela quebrou coco babaçu e trabalhou muito, também diz sobre a grande admiração que tem sobre seu avô, que foi liderança indígena e era muito justo e inteligente. Ainda sobre seu avô, conta que foi um dos fundadores da aldeia, além de um grande contador de histórias e que muito contribuiu para a conservação da cultura do seu povo, já que este contava as histórias na língua indígena. Por fim, relembra algumas dessas histórias e fala um pouco sobre o seu papel como liderança perante sua comunidade.

Eu nasci aqui na aldeia Piçarra Preta, cresci e tô aqui até hoje. Minha infância não foi tão fácil, nessa época de 1977,78 até os anos 80 não foi muito fácil na minha infância e adolescência. Na minha infância eu posso afirmar que nois como povo indígena não foi muito fácil, foi na ...Continuar leitura

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra