Segundo Cassimiro, durante a década de 1980, foi muito importante a atuação dos movimentos populares na formação do Distrito de São Benedito. Esses movimentos tiveram forte presença na cidade, tinham o objetivo de garantir os direitos para a população que estava se consolidando na região. Uma das razões para a efervescência desses movimentos seria a Constituição Brasileira, que estava sendo revista. Nesse mesmo período, se formaram diversas associações de bairro, que, diferentemente das atuais propostas – funcionar como plataforma eleitoral de políticos –, eram espaços de militância política, a fim de garantir os direitos da população, cobrando do executivo e denunciando irregularidades. Surgiram aí diversos movimentos, como: o Movimento Sem Casa, o Movimento Negro e a União dos Movimentos Populares (UNIMOP). Além disso, também surgiu a SECLAP (Sociedade de Educação e Cultura Popular de Santa Luzia e Adjacências), que tinha o objetivo de promover a educação popular utilizando o método de Paulo Freire. A partir da SECLAP surgiu o jornal O Estopim, focado na divulgação das lutas sociais da cidade e na proposição da reflexão sobre as lutas políticas. Esse jornal se destacou dentro da cidade devido ao seu diferencial de publicação, pois o único jornal da cidade, o Folha Luziense, poderia ser considerado “chapa branca”, seu único foco era elevar o nome do prefeito e mostrar as obras feitas pela Prefeitura que minimamente beneficiavam os moradores das periferias de Santa Luzia. Além de provocar uma forte reação da elite da época, o surgimento e a circulação de O Estopim foi de grande contribuição para a vinda de um grupo de padres xaverianos para os bairros Asteca, Londrina e Baronesa, que ajudaram fortemente no desenvolvimento social daquela população. Com a chegada dos xaverianos, foi construída a paróquia São Raimundo Nonato. Nos bairros Palmital e Cristina teriam vindo padres jesuítas, que trouxeram a lógica das pastorais sociais. Ali foram construídas duas paróquias, a Nossa Senhora da Paz e a Nossa Senhora da Penha. Texto a partir do relato de José Cassimiro da Silva em entrevista realizada em junho de 2017.

• Vídeo na íntegra

• Áudio na íntegra

• Texto na íntegra

• Ficha técnica